Ola estava desvenlafaxina 50 mg a 1 mês, minha médica aumentou hoje para 100 mg estou com dores de c

4 respostas
Ola estava desvenlafaxina 50 mg a 1 mês, minha médica aumentou hoje para 100 mg estou com dores de cabeça , nuca meio tensa , sensação de língua grossa . É normal?
Olá! Sim, esses sintomas podem ocorrer após o aumento da dose da desvenlafaxina, especialmente nos primeiros dias. Costumam melhorar com o tempo. Caso piorem ou durem muitos dias, avise sua médica para reavaliar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível que esses sintomas estejam relacionados ao aumento da dose da desvenlafaxina. Dor de cabeça, tensão na nuca e sensação de língua grossa podem surgir nos primeiros dias após a mudança, pois o corpo ainda está se adaptando ao novo nível da medicação. Em geral, esses efeitos são transitórios e costumam melhorar em uma a duas semanas. No entanto, se a dor for muito intensa, surgirem alterações na fala, dificuldade para engolir ou outros sintomas neurológicos, é importante procurar atendimento. Se estiver insegura, vale avisar sua médica para avaliar se é necessário algum ajuste. Não interrompa o uso por conta própria.
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Sim, esses sintomas que você está sentindo — como dor de cabeça, tensão na nuca e sensação de língua grossa — podem ocorrer após o aumento da dose da desvenlafaxina, especialmente nos primeiros dias de adaptação. A desvenlafaxina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN), e quando a dose é ajustada, é comum que o corpo passe por um período de adaptação neuroquímica. Durante essa fase, algumas pessoas relatam efeitos colaterais transitórios, incluindo cefaleia, tensão muscular, alterações na percepção oral (como sensação de língua pesada ou grossa), náusea, agitação ou mesmo aumento temporário da ansiedade. Esses efeitos geralmente diminuem ao longo de alguns dias até duas semanas, à medida que o organismo se ajusta à nova dose. No entanto, se os sintomas forem muito intensos, persistirem por mais de duas semanas ou vierem acompanhados de alterações neurológicas (como dificuldade para falar, movimentar, ou confusão), é importante procurar orientação médica imediatamente. Também vale avisar sua médica para ela avaliar se é melhor manter essa dose, reduzir temporariamente ou ajustar em outro ritmo. Em muitos casos, esses sintomas são passageiros e não indicam que a medicação não está funcionando, apenas que o sistema nervoso está reagindo ao aumento da dose.
Olá, os efeitos de introdução podem durante 2-3 semanas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1234 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.