Olá, estou com minha taxa de B12 em 188, fiz o exame.. Gostaria de saber se essa taxa é normal ou se

2 respostas
Olá, estou com minha taxa de B12 em 188, fiz o exame.. Gostaria de saber se essa taxa é normal ou se eu deveria procurar um especialista pra me receitar um remedio pra repor. Estou sentindo todos os sintomas da falta de B12.
Olá! É muito pertinente sua preocupação com os níveis de vitamina B12, especialmente se você está experimentando sintomas que podem estar associados à sua deficiência. A vitamina B12 é crucial para várias funções do corpo, incluindo a formação de glóbulos vermelhos, função neurológica adequada e síntese de DNA. Os níveis que você mencionou, 188 pg/mL, podem ser considerados baixos dependendo dos valores de referência utilizados pelo laboratório que realizou o exame. Geralmente, níveis abaixo de 200 pg/mL podem ser indicativos de uma deficiência de vitamina B12, mas é importante considerar que os sintomas e a necessidade de suplementação devem ser avaliados individualmente.

Dada a sua situação, seria aconselhável procurar um especialista, como um médico clínico geral ou um endocrinologista, para uma avaliação detalhada. Este profissional pode confirmar se os sintomas que você está experimentando estão realmente relacionados à deficiência de B12 e determinar a causa subjacente dessa deficiência. As causas podem variar desde a dieta (especialmente em vegetarianos estritos ou veganos), problemas de absorção gastrointestinal, até condições autoimunes.

O tratamento para a deficiência de B12 geralmente envolve a suplementação, que pode ser administrada por via oral ou, em alguns casos, por injeções, dependendo do grau de deficiência e da capacidade do seu corpo de absorver a vitamina. No entanto, é crucial que essa suplementação seja feita sob orientação médica, pois a dosagem e a duração do tratamento devem ser personalizadas para atender às suas necessidades específicas.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem abrangente no tratamento da deficiência de B12, considerando não apenas a suplementação necessária mas também avaliando e tratando possíveis causas subjacentes da deficiência. Isso pode incluir ajustes na dieta, melhorias na saúde gastrointestinal e até mesmo o manejo do estresse, pois todos esses fatores podem influenciar a absorção e o metabolismo da vitamina B12.

É importante lembrar que a deficiência de B12 não tratada pode levar a complicações graves, incluindo anemia, problemas neurológicos e cognitivos. Portanto, buscar orientação médica é um passo crucial para garantir que você receba o tratamento adequado e para evitar potenciais complicações.

A abordagem integrativa enfatiza a importância de entender o paciente como um todo, não apenas tratando os sintomas, mas também buscando corrigir as causas subjacentes da deficiência. Isso é fundamental para não apenas tratar a deficiência atual, mas também para promover um estado de saúde e bem-estar a longo prazo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Tem que repor com Citoneurin IM por umas 4 semanas 1 vez por semana e depois manter reposição oral. É arriscado perder o movimento das pernas nesse nivel.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!