Olá. Estou marcada para uma consulta sobre Disforia de gênero/transsexualidade, já faço acompanhamen

5 respostas
Olá. Estou marcada para uma consulta sobre Disforia de gênero/transsexualidade, já faço acompanhamento psicológico. Gostaria de saber qual o procedimento com médico, o que esperar da primeira consulta e os passos seguintes. Será a primeira vez que vou a uma endócrino com essa finalidade. Obrigada.
A consulta médica nesse caso é para avaliar a condição geral de saúde e saber se existe alguma situação que atrapalhe ou impeça a terapia hormonal.

Olá paciente, cada paciente traz sua expectativa, não há 2 iguais. O trabalho do médico será o de identificar através da escuta, aquilo que o paciente deseja para si. O código de ética médica e o Ministério da Saúde nos dão a regulamentação de nossas ações, seja tratamentos hormonais ou cirúrgicos. Como disse, cada paciente terá uma demanda. Ex: atendi recentemente B. que nasceu xx e que desejava fazer a mastectomia(ressecção das mamas) para se adequar à imagem masculina que escolheu para si. Ele não desejava tratamento hormonal, nada além da plástica. No caso de procedimentos cirúrgicos, precisamos do parecer da psiquiatria atestando disforia de gênero, idade mínima de 21 anos, 2 anos de convicção quanto a transexualidade, acompanhamento multiprofissional ( psiquiátrico ou psicológico, por assistente social e médico) ; consentimento livre e esclarecido.
Para mastectomia avaliamos se será preciso emagrecer, para o melhor resultado estético. Boa consulta!

Olá gostaria de, além das informações já dadas pelas profissionais médicas, reforçar a importância da psicoterapia nesse processo. Todos os aspectos emocionais também devem ser identificados, avaliados e trabalhados no sentidos de contribuir para um melhor resultado que priorize o seu bem-estar biopsicossocial. Sucesso!
Destaco também a importância de um acompanhamento psicológico nesse caso. Fico à disposição!
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas.
Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!