Olá. Estou tomando alenia há quase um ano, nesse último mês, venho sentindo algo parecido com crise

19 respostas
Olá. Estou tomando alenia há quase um ano, nesse último mês, venho sentindo algo parecido com crise ansiedade, insônia, nervosismo interno, preocupação sem motivo. Fico na dúvida se são efeitos colaterais. Vou retornar com minha médica pneumologista só em JULHO. Eu devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?
Olá, se faz necessário excluir as causas orgânicas antes de qualquer passo. Fale com seu médico e indique essa insatisfação. Excluídas as causas orgânicas, procure um psicólogo afim de verificar essas questões e também para você aprender a lidar com as questões que te trazem esses sintomas.

O ideal é você procurar o médico que indicou esta medicação pois este efeito pode ser decorrente do uso e da dosagem da mesma. Ou ainda, você pode procurar um posto de atendimento médico próximo a sua residência e tirar suas dúvidas com o médico plantonista.
Olá;
Procura os dois.
Inicialmente, procure o médico que prescreveu a medicação. Ele.irq lhe orientar acerca dos efeitos colaterais da medicação. Uma avaliação psicológica também é importante para avaliar possíveis causas dos sintomas aos quais refere.
Converse com seu médico sobre os sintoma, é sempre aconselhável buscar ajuda de outros profissionais como complemento do tratamento. Como psiquiatra e psicólogo.
Olá. Em primeiro lugar e necessário questionar se com seu pneumologista.
Mas acredito que somente a medicação não daria esse efeito.
Talvez sua preocupação esteja levando a um quadro de possível ansiedade.
Es t amos a disposição.
Abraço
Asma é uma doença que por si só já gera ansiedade, angústia e medo. Poder estar sempre em contato com seu médico é ideal para tirar dúvidas e verificar o remédio. Além do tratamento com especialista, outros recursos devem ser utilizados. A terapia é uma das opções.
Embora já faça um ano de uso do medicamento, reações adversas podem surgir. É necessário que seu médico reavalie e, se os sintomas que apresenta estão causando muito sofrimento, não espere julho, procure-o antes.
Paralelamente, procure um psicólogo. Independente de ser reação ao uso prolongado do medicamento ou não, este profissional pode ajudá-lo a lidar com estes e outros problemas que enfrenta. Se a ansiedade for uma delas, pode contribuir com aumento das crises de asma, por exemplo.
Bom dia!
É importante você retornar ao seu médico para verificar se realmente a medicação pode estar causando estes sintomas. Caso não seja a medicação procure sim um psicólogo que poderá fazer um diagnóstico e se for o caso encaminhar para um psiquiatra.
À disposição
Devido os sintomas apresentados seria interessante vc tentar antecipar a sua consulta com o especialista e relatar os sintomas apresentados. Quanto a busca de outros profissionais da saúde como o psicólogo e psiquiatra com certeza vai ajudar muito no seu tratamento.
Olá,Alguma coisa diferente está passando com você nos últimos tempos que poderia desencadear estes sitomas?Se sua vida continua no mesmo jeito de quando iniciou o fármaco seria bom retornar ao seu médico para fazer uma avaliação.Mesmo que alguns fatos estejam perturbando você no momento procure antes o seu médico e após um profissional da saúde mental para ajudar você.
EFeito colateral da medicação revise a dose com seu medico
Bem...Em se tratando de uma decisão acerca de ir ao psicólogo ou psiquiatra, e , de qualquer forma, é importante evitar a hipermedicalização, já que a maioria dos fármacos( medicamentos) causa uma dependência. E, mesmo, a associação-- entre o medicamento atual e o(s) psicofármaco(s) que o psiquiatra poderá lhe receitar-- poderá desencadear algum sintoma como efeito colateral de rebote( negativo) ao seu organismo. Então, muitas vezes, o medicamento halopático traz a ideia da solução breve de alguns problemas que vieram à tona na atualidade, mas que podem mesmo, estar 'maquiando' situações mais delicadas, porque, profundas, que virão na fala, durante a psicoterapia. Um atendimento com um(a) profissional da Psicologia que preconize um viés de trabalho que associe tcc e psi. humanista em primeiro lugar-- poderá lhe ajudar!! E, a posteriori, se for o caso, num viés multidisciplinar-- você poderá encaminhado(a) a um médico com um atendimento paralelo à psicoterapia! De antemão, busque se amar, conhecer-se para respeitar-se mais e mais...e adoecer menos!! Boa sorte! Jaqueline Mayworm, Petrópolis.

Boa noite!! O psicólogo pode te auxiliar nas questões comportamentais que envolvem o sono e a produção de melatonina e o psiquiatra poderá de medicar para induzir o sono ou ansiedade se assim for. A insônia é considerada uma doença à partir do tempo e da intensidade que isso acontece segundo o Manual de Diagnósticos DSM 5 - Sabemos da importância do sono para a saúde física. Portanto se isso estiver acontecendo há mais de duas semanas vá ao sugiro buscar um psiquiatra ou um psicólogo terapeuta cognitivo-comportamental. Se houver necessidade de medicação não hesite. A maioria das medicações não trazem dependência química comprovada. Por vezes pode trazer a dependência comportamental que pode ocorrer até com uma TV (exemplo). Busque profissionais de confiança ou bem indicados. Boa sorte.
Ola. Volte a revisão de sua consulta em julho, e converse com seu pneumologista sobre estes sintomas. Não acredito que seja efeitos colaterais da alenia, porém estes sintomas são próprios de um quadro de ansiedade generalizada associado a talvez depressão tb. Caso se confirme o diagnostico , te recomendo que procure um psicologo, que podera avaliar com vc a necessidade do encaminhamento a um psiquiatra. Espero ter te ajudado.
Olá é importante falar com seu médico, sua hipótese de ser algum efeito colateral da medicação pode fazer sentido. Entretanto é importante checar seu o histórico vital e verificar se os sintomas de ansiedade já faz parte do seu padrão comportamental e derrepente com a entrada da medicação ou outro fator de risco agravou os sintomas. Recomendo fazer o acompanhamento psicológico, na psicoterapia você desenvolverá estratégias para o manejo da ansiedade
Olá. Pode ser um efeito colateral sim. Obviamente isso precisa ser avaliado pelo seu médico. Sugiro adiantar seu retorno ao seu médico e relatar a ocorrência desses sintomas.
O trabalho do psicólogo e do psiquiatra são distintos, embora seja de bom tom que andem em acordo.
É preciso investigar as causas dessa sintomatologia para descartar possíveis problemas orgânicos.

Att.
Bom dia !
Para ajuste de medicação sempre é importante você procurar seu medico, ou no caso um Psiquiatra. Porem para verificar as causas pelas quais você vem sentindo esses sintomas e até mesmo para autoconhecimento de questões mais profundas, e bom fazer uma terapia com Psicologo, o Psicologo é indicação a todos.