Olá , estou tomando amitriptilina 25mg a 1 ano, nos primeiros meses tive melhoras, mas agora está vo

4 respostas
Olá , estou tomando amitriptilina 25mg a 1 ano, nos primeiros meses tive melhoras, mas agora está voltando todos os sintomas ( nervosismo em excesso, taquicardia, tontura, suor, fadiga, um entalo na garganta) As vezes tomo amitriptilina e alprazolam 0,5 mg, esse medicamentos são passado pelo médico, como melhorar esses sintomas já não sei mais o que fazer, já está afetando minhas tarefas diárias.
Não há como saber, com base no que escreve, qual seria seu diagnóstico, porém parece que, no mínimo, há um componente ansioso envolvido. A amitriptilina não é uma opção habitual no tratamento de ansiedade, hoje em dia e, além disto, é possível que 25 mg não tenham sido suficientes para manter sua ansiedade controlada, em longo prazo. O alprazolam é uma medicação excelente para sintomas ansiosos mas, na imensa maioria dos casos, deve ser usada por tempo reduzido (algumas semanas), por causa de seus efeitos colaterais, sobretudo sobre a memória. Assim, se for mesmo um quadro ansioso, pode ser que seu tratamento não esteja de acordo com as diretrizes mais atuais. Infelizmente, sem ter avaliado você, não há como dar orientações sobre como deve proceder. De qualquer forma, leve suas queixas ao seu psiquiatra, que conhece pessoalmente seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esta dose de amitriptilina é muito baixa para ter controle de transtornos ansiosos. É preciso passar por uma reavaliação para ajuste de dose.
Os sintomas que você está descrevendo — nervosismo excessivo, taquicardia, tontura, suor, fadiga e sensação de um "entalo" na garganta — podem estar relacionados ao retorno dos sintomas da sua condição ou a efeitos colaterais da amitriptilina e também à interação com o alprazolam, que você usa eventualmente.

Amitriptilina pode causar efeitos como taquicardia, tontura, nervosismo e sintomas que afetam o sistema nervoso autônomo, especialmente se houver alguma alteração na dose ou ao longo do tempo, quando o corpo pode desenvolver tolerância ou outros efeitos. O uso concomitante de alprazolam pode aumentar efeitos como sonolência, tontura, confusão e dificuldade de concentração, agravando o mal-estar.

É imprescindível não interromper a amitriptilina sem orientação médica e buscar um ajuste do tratamento com o seu psiquiatra. Comunicar esses sintomas ao seu médico é fundamental para que ele avalie se é necessário ajustar dose, trocar de medicação ou rever a associação com o alprazolam.

Em resumo, os sintomas podem ser uma combinação do retorno da doença e efeitos colaterais/interações medicamentosas. Procurar o acompanhamento médico e relatar detalhadamente esses sinais é o passo mais seguro para melhorar seu quadro.
A amitriptilina é um antidepressivo tricíclico com efeito ansiolítico, analgésico e regulador do sono. É eficaz em muitos quadros, mas, com o tempo, pode perder parte de sua eficácia em alguns pacientes, principalmente quando há comorbidades como transtorno de ansiedade generalizada ou pânico. Os sintomas que você descreve — como nervosismo, taquicardia, tontura, sudorese e sensação de “entalo na garganta” — são compatíveis com crises de ansiedade e podem indicar que o tratamento atual precisa de revisão. O uso eventual de alprazolam 0,5 mg pode ajudar momentaneamente, mas não resolve a causa do problema. Além disso, o uso contínuo de benzodiazepínicos pode levar à tolerância e dependência. Diante do impacto nas suas atividades diárias, o mais indicado é uma reavaliação completa do seu quadro, incluindo possíveis ajustes de medicação ou abordagens complementares. Caso ache útil, posso ajudá-lo em consulta a revisar seu tratamento de forma cuidadosa e individualizada.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 973 perguntas sobre Amitriptilina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.