Olá, eu comecei a ver porno bem cedo e acho que isso influenciou na minha sexualidade, é possível?

18 respostas
Olá, eu comecei a ver porno bem cedo e acho que isso influenciou na minha sexualidade, é possível?
Sim. A exposição ao sexo muito cedo causa muitos problemas para a pessoa.
Inclusive pode levar ao vício e através disto desenvolver disfunções sexuais e emocionais.

Não só possível como extremamente provável. Isso, apesar de não se configurar como um problema em si, pode ter tido uma influência muito determinista na forma como, hoje, você vive sua sexualidade e sua vida erótica, provavelmente limitando suas formas de satisfação sexual e afetiva. Se isso for um problema, vale procurar um psicólogo/psicanalista/sexólogo.
Olá, eu interpretei sua pergunta de duas formas e vou responder de formas diferentes para elas:

1) Se você estiver se referindo a orientação afetivo-sexual, há pouquíssima ou quase nula correlação.

2) Se você estiver falando sobre a forma como tem percebido o sexo, faz bastante sentido. Por um lado, existe uma idealização de como o sexo deve ser com outra pessoa, desconsiderando que os filmes adultos são interpretados, ou seja, aquele desempenho sexual que vemos não é o comum. Existem impactos sobre a autoestima e no centro de recompensa de nosso cérebro, afinal, falamos de uma atividade dopaminergica.

Espero ter respondido de alguma forma. Se precisar de mim, estou por aqui!
Olá,

É compreensível que você tenha essa preocupação. Na verdade, a exposição precoce à pornografia pode influenciar a percepção e as expectativas que uma pessoa tem sobre a sexualidade. A pornografia frequentemente apresenta uma visão distorcida e irrealista do sexo, que pode impactar como alguém entende e aborda as relações sexuais e a intimidade.

Primeiramente, é importante reconhecer que a sexualidade é um aspecto complexo e multifacetado da experiência humana, influenciado por uma variedade de fatores, incluindo biológicos, psicológicos, sociais e culturais. A forma como cada pessoa vivencia e expressa sua sexualidade é única.

Se você sente que seu consumo de pornografia tem impactado negativamente sua percepção sobre sexo ou suas relações, pode ser útil refletir sobre como e por que isso ocorre. Algumas questões a considerar incluem:

Expectativas Realistas: A pornografia muitas vezes não reflete as experiências sexuais reais, podendo criar expectativas irrealistas sobre desempenho, práticas e aparência física.

Relacionamentos e Intimidade: Considere como a pornografia pode ter influenciado suas ideias sobre relacionamentos, consentimento e intimidade. A pornografia geralmente não representa a comunicação, o respeito mútuo e a conexão emocional que são essenciais em relações saudáveis.

Autoimagem e Desempenho: Reflita se o consumo de pornografia afetou sua autoimagem ou gerou ansiedade em relação ao desempenho sexual.

Hábitos de Consumo: Avalie se o consumo de pornografia é ocasional ou se tornou uma prática mais frequente ou compulsiva, que pode estar afetando outras áreas da sua vida.

Se você está preocupado com o impacto da pornografia em sua vida, pode ser benéfico conversar com um profissional de saúde mental. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar essas questões, entender melhor sua sexualidade e desenvolver uma relação mais saudável com a mesma. Além disso, um terapeuta pode ajudar a identificar e trabalhar quaisquer questões subjacentes que possam estar contribuindo para sua preocupação.

Lembre-se de que buscar ajuda é um sinal de força e autoconsciência, e um passo importante para o seu bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Influência e muito!
Porque pornô não é fazer amor, então, você tem uma iniciação sexual profanada.
Sexo é a expressão corporal do afeto que uma pessoa sente pela outra; sexo é tão sagrado que desse ato nascem pessoas.
Pense nisso e seus relacionamentos serão bem mais significativos e trarão bem estar á todos,
Um abraço,
Lea
Olá, tudo bem?
A pornografia pode influenciar sua vida sexual com crenças, comportamentos e a ideia do sexo ideal e isso pode gerar autocobranças por performances podendo gerar alguma queixa sexual.
Olá, a primeira infância é uma fase do desenvolvimento psíquico em que a criança aprende a lidar com seus desejos, ao que Freud chama de sexualidade. Desde que nascemos, o ato de sugar, é mais que pura necessidade fisiológica e serve para acalmar e apaziguar a angústia do nascimento. À medida que vai crescendo, a criança aprende com o próprio corpo a sentir prazer. São as zonas erógenas. Isso é comum a toda espécie. Porém, somente ao fim das etapas, o ser humano estará pronto a entrar na genitalidade em que a zona erógena se concentra nos genitais e o investimento afetivo trás prazer através do outro, do parceiro ou parceira. Quando a criança pula as etapas e experimenta o prazer genital ao invés do sexual, vai ter consequências na sua vida adulta. Como cada indivíduo é único, não podemos precisar quais as consequências e se serão graves a ponto de desestabilizar a pessoa. Depende da história e do desenvolvimento de cada um. Sua pergunta me faz pensar que você já sabe que teve consequências, não é? Te convido a pensar sobre sua história e em até que ponto sua vida sexual (ou genital) é um entrave, um empecilho, um problema para você. Como eu acredito no determinismo, nada é por acaso, creio que sempre podemos fazer limonada dos limões, ou seja, ressignificar sua história, compreendendo o propósito da vida ao perceber os porquês da sua história. Um abraço.

Olá! A exposição precoce à pornografia pode ter influências na formação da sexualidade, mas é crucial considerar a individualidade de cada pessoa. Recomendaria discutir essas preocupações com um sexólogo para obter uma perspectiva especializada e orientação personalizada sobre sua experiência.

A exposição precoce à pornografia pode ter influências na formação da sexualidade, mas é crucial considerar a individualidade de cada pessoa. Recomendaria discutir essas preocupações com um sexólogo para obter uma perspectiva especializada e orientação personalizada sobre sua experiência. Conte comigo !
Olá! Nossa sexualidade é influenciada por inúmeros fatores. Entre eles podemos observar interferências mais abrangentes, como as culturais, históricas ou familiares, mas também, as que estão inseridas mais diretamente no contexto das experiências e atravessamentos particulares que vivenciamos ao longo da nossa história. Nesse sentido, os estímulos aos quais somos submetidos podem sim ter impacto na maneira como nossa libido se manifesta. Contudo, para onde caminha o nosso desejo é algo extremamente mutável no decorrer da vida, pois possuímos a capacidade de ter uma intensa excitação sexual por meio de diferentes fontes de estimulação. Assim, seguir ampliando suas possibilidades pode ser um exercício bastante prazeroso. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Sem dúvida influencia e gera disfunções, porém não veja isto como algo sem solução! As formas de obtenção de prazer podem mudar, assim como a demanda psíquica para a sexualidade. Seria bom você começar a psicoterapia e encontrar outros meios de obtenção de prazer na vida que não seja exatamente a pornografia e sexo, ou ao menos, ampliar para outras possibilidades. Onde está sua felicidade? Qualquer coisa estou à disposição. Abs
Sim, é possível que a exposição precoce ao pornô tenha influenciado na sua sexualidade. A pornografia pode desempenhar um papel na formação da sexualidade, especialmente quando é consumida em uma idade jovem. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a pornografia pode impactar a sexualidade:

Expectativas Irrealistas: A pornografia muitas vezes retrata situações e corpos de maneiras idealizadas e muitas vezes irreais. Isso pode levar a expectativas pouco realistas sobre o corpo, desempenho sexual e relacionamentos.

Desensibilização: Consumir pornografia de forma excessiva e frequente pode levar à desensibilização, onde o estímulo sexual real pode não ser tão excitante devido à exposição repetida a representações extremas ou pouco realistas de atividade sexual.

Educação Sexual Distorcida: A pornografia não reflete necessariamente a realidade da intimidade e das relações sexuais saudáveis. Pode criar uma visão distorcida do sexo, especialmente para aqueles que estão em uma fase de desenvolvimento sexual.

Influência nas Preferências Sexuais: A pornografia pode influenciar as preferências sexuais, moldando as fantasias e interesses. Isso pode levar a uma desconexão entre as expectativas geradas pela pornografia e a experiência sexual real.

Se você acredita que a pornografia pode estar afetando negativamente sua vida sexual ou emocional, pode ser útil procurar orientação. Alguns passos que você pode considerar incluem:

Auto-reflexão: Avalie como a pornografia pode estar influenciando suas crenças e atitudes em relação ao sexo. Reflita sobre como isso pode estar afetando seus relacionamentos e bem-estar emocional.

Limitar o Consumo: Considere limitar ou moderar o consumo de pornografia. Isso pode permitir que você se reconecte com suas próprias experiências e emoções sexuais de uma maneira mais autêntica.

Educação Sexual: Busque informações confiáveis sobre educação sexual e relacionamentos saudáveis. Isso pode ajudar a equilibrar as representações da pornografia com uma compreensão mais realista e saudável do sexo.

Conversar com um Profissional: Se sentir que a pornografia está causando impactos significativos em sua vida, pode ser útil falar com um terapeuta, conselheiro ou profissional de saúde mental. Eles podem oferecer suporte e orientação personalizados para suas circunstâncias específicas.

Lembre-se de que é normal sentir-se influenciado pela pornografia, mas é importante cultivar uma compreensão saudável e realista da sexualidade, promovendo relações sexuais consensuais e gratificantes.
Sim, é possível que o consumo de pornografia desde cedo possa influenciar na formação da sua sexualidade. A exposição a conteúdos pornográficos, especialmente em idades mais jovens, pode ter impactos na compreensão do sexo e nas expectativas em relação a relacionamentos íntimos.

A pornografia pode criar expectativas irrealistas sobre o sexo, corpos e relacionamentos, pois muitas vezes apresenta situações extremas e padrões de comportamento que não refletem a diversidade e complexidade das relações humanas. Isso pode levar a uma desconexão entre a realidade e as representações pornográficas.

É importante notar que cada pessoa é única, e o modo como a pornografia afeta alguém pode variar. Algumas pessoas podem assistir pornografia sem que isso cause impactos significativos em sua vida sexual ou emocional, enquanto outras podem sentir efeitos mais pronunciados.

Considere conversar com um profissional de saúde mental, podemos ajudar a explorar essas questões, fornecer suporte e orientação para desenvolver uma compreensão mais saudável da sexualidade.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 220
Olá, é possível que a exposição precoce à pornografia possa influenciar a forma como você percebe a sexualidade. No entanto, a sexualidade é complexa e influenciada por muitos fatores. Seria útil explorar essas questões em um ambiente seguro e de apoio. Eu recomendaria considerar uma sessão com um profissional de saúde mental qualificado.
Olá. Tudo o que consumimos de informação nos influênica, em algum grau. Se você acha que tem algo de errado com a forma como te influênciou, fazer consulta com psicólogo vai te ajudar a entender melhor e encontrar respostas. Abraço.
A exposição a conteúdos adultos pode moldar as expectativas, atitudes e preferências sexuais.

É importante ter em mente que a sexualidade é uma parte complexa e multifacetada da identidade de cada indivíduo, e muitos fatores podem contribuir para o desenvolvimento dela. O impacto da pornografia pode variar de pessoa para pessoa, e nem todos que consomem pornografia experimentarão efeitos negativos.

Se você está preocupado com a influência da pornografia em sua sexualidade ou se percebe efeitos indesejados, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta sexual. Eles podem fornecer orientação personalizada e ajudar a explorar essas questões de forma mais aprofundada. Lembre-se de que é normal buscar apoio quando necessário para entender e lidar com aspectos da sexualidade.
Sim, é possível que a exposição precoce à pornografia influencie o desenvolvimento da sua sexualidade, fornecendo uma visão distorcida e irrealista do sexo. Isso pode criar expectativas irreais, dificuldades de intimidade e comunicação sexual. A sexualidade é complexa e pode ser influenciada por várias experiências. Se a pornografia estiver afetando negativamente sua vida sexual, buscar apoio de um terapeuta pode ser útil para lidar com essas questões.
Olá! Tudo bem?
Acho importante inicialmente, antes de qualquer coisa, entender melhor alguns pontos. Quando você diz "desde cedo", qual idade ou fase você se refere? Quando você diz sobre ver "porno", como foi essa experiência (sozinho, acompanhado, tinha curiosidade, quais eram suas intenções, quais eram seus desejos)? Quando você diz se isso pode ter interferência na sua sexualidade, o que você está chamando de sexualidade (orientação sexual, prazer sexual, modos de se relacionar sexualmente, etc)?

De modo geral, as questões relacionadas à sexualidade são sempre multidimensionais, e é preciso um olhar muito cuidadoso e ao mesmo tempo afinado para compreender a construção e o desenvolvimento dela, incluindo as formas como você vive essa sexualidade hoje, os efeitos disso em sua vida, como você enxerga esse modo de viver a sexualidade, dentre outras questões importantes.

Sempre tem um jeito de cuidar e transformar nossas feridas, dilemas, conflitos e sofrimentos. Eu posso te ajudar nesse processo de entender melhor sua sexualidade e os efeitos que gera em sua vida. Estou à disposição para uma sessão com você!
@psialexsouza
Te convidamos para uma consulta: Terapia de identidade sexual e sexualidade - R$ 250
Sim. E pode ser que você tenha desenvolvido vicio por pornografia, bem como as consequências. Sugiro buscar tratamento psicológico. A disposição.