Olá eu faço uso do clonazepam de 2ml há uns 4 anos, e tenho T.A.G eu tentando fazer o desmame, mesmo

6 respostas
Olá eu faço uso do clonazepam de 2ml há uns 4 anos, e tenho T.A.G eu tentando fazer o desmame, mesmo consseguind a T.AG continuará a agir no meu organismo?
O clonazepam normalmente não é indicado no tratamento do TAG, em longo prazo, havendo medicações mais modernas e seguras e específicas para este tipo de problema. Independente de que remédio toma, geralmente ele não curará o TAG e deverá ser usado em caráter definitivo. Com acompanhamento de psicoterapia e estabilização prolongada, muitas vezes é possível reduzir doses, mesmo que não se consiga suspender totalmente as medicações. Mas, se seu diagnóstico for TAG, converse com seu médico sobre outras possibilidades de tratamento, já que o uso prolongado de medicações como o clonazepam pode trazer alguns efeitos colaterais como riscos de quedas (em pessoas de meia-idade ou idosas), riscos em dirigir veículos e problemas de memória. Mas, jamais suspenda ou altere as doses de medicação sem orientação de seu médico .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O clonazepam é uma medicação adjuvante no tratamento de TAG. Portanto, deve ser utilizada por um período curto e descontinuada quando a medicação e a dose correta para o seu caso específico for alcançada. Att.
Dra. Julia Peruchi Madalena
Psiquiatra
Rio de Janeiro
olá, TAG é um transtorno, e você pode conseguir remissão dela! Pra isso, não depende só da medicação, mas também da terapia, atividade física e uma série de coisas. E o tratamento medicamentoso principal é com antidepressivos e não com clonazepam!
Se você fizer um tratamento correto, é possível sim você tirar as medicações e o transtorno não lhe incomodar mais.
Espero ter ajudado!
O TAG é considerado um quadro crônico! Se você só fazia uso do clonazepam para controlar os sintomas existe sim a possibilidade do retorno dos sintomas do TAG! Existem medicamentos de tratamento para o TAG que não causam dependência e podem ser usados de forma continuada! Converse com seu médico!
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá. Sim, mesmo que você consiga fazer o desmame do clonazepam com sucesso, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ainda estará presente no seu organismo, pois ele não desaparece só porque o remédio foi retirado. O clonazepam ajuda a aliviar os sintomas, mas não trata a causa da ansiedade — ele é um calmante que dá alívio imediato, mas temporário.

Por isso, durante o processo de retirada, é essencial que o tratamento do TAG continue de outra forma. Geralmente, isso inclui o uso de antidepressivos que atuam no controle da ansiedade, como a sertralina, escitalopram, fluoxetina ou outros, além de psicoterapia, que ajuda a mudar a forma como o cérebro lida com os pensamentos ansiosos.

Se você tirar o clonazepam sem um plano bem estruturado, pode sentir os sintomas do TAG voltarem com mais força. Mas se for feito com cuidado, junto ao médico, usando outras estratégias de tratamento, é totalmente possível controlar a ansiedade sem depender do clonazepam.

Essa resposta é apenas informativa. O ideal é conversar com seu psiquiatra e montar um plano de desmame seguro e individualizado.
O uso do clonazepam alivia e mascara os sintomas de TAG, não a trata verdadeiramente nem a cura. O sintomas devem ser tratados por outros medicamentos. Então sim, poderá vir a ter ainda os sintomas de TAG.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1806 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.