Olá, eu peguei na ponta de um otoscópio sem proteção. Minha pele está íntegra na mão mas no dorso te

5 respostas
Olá, eu peguei na ponta de um otoscópio sem proteção. Minha pele está íntegra na mão mas no dorso tem uma micro lesão. É possível pegar HIV ? Passei álcool na mão logo em seguida
Dr. Arthur Sims
Generalista, Médico clínico geral
Taguatinga
Olá
Não! Você não irá contrair HIV por pegar em um otoscópio, a contaminação por HIV se dá de forma diferente, com contato direto de secreções como sangue e esperma. Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Olá! O risco de pegar HIV nessa situação é praticamente nulo, especialmente se não houve sangue visível no otoscópio e a lesão na pele foi superficial. Passar álcool foi uma boa medida. Fique tranquilo, mas se estiver muito ansioso, procure um médico.
Olá. Fique tranquilo: **é extremamente improvável que você contraia HIV** nessa situação que você descreveu. Vamos entender por quê:

1. **O HIV é um vírus que não sobrevive bem fora do corpo humano.** Fora do ambiente ideal (como o sangue dentro do corpo), ele perde a capacidade de infectar muito rapidamente.
2. Mesmo que a ponta do otoscópio estivesse contaminada com sangue recente (o que é improvável), o contato com a pele **íntegra da mão não representa risco**.
3. Quanto à **"micro lesão no dorso"**, para haver risco real de transmissão, seria necessário que:

* Houvesse **sangue visível e recente infectado com HIV** na ponta do otoscópio.
* O sangue entrasse **diretamente na corrente sanguínea** por meio de uma lesão **aberta, profunda e sangrante**.
4. Além disso, você **higienizou rapidamente com álcool**, o que reduz ainda mais qualquer chance remota de contaminação.

**Conclusão:** a situação descrita **não configura exposição de risco para HIV**. Não é necessário fazer profilaxia pós-exposição (PEP) nesse caso.

Se ainda estiver com dúvidas ou ansiedade sobre o ocorrido, estou à disposição para conversar e acompanhar. Caso deseje, também posso te atender diretamente para uma avaliação individualizada.
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí.

O risco de pegar HIV dessa forma é extremamente baixo. O HIV não sobrevive bem fora do corpo humano, e a transmissão ocorre principalmente através de fluidos corporais (sangue, sêmen, fluidos vaginais, etc.). Mesmo que você tenha tido contato com a ponta de um otoscópio, o HIV não seria transmitido por simples contato com a pele intacta ou com uma micro lesão, especialmente após você ter higienizado com álcool.

De qualquer forma, se você continuar com dúvidas ou se sentir mais confortável em fazer um acompanhamento, posso ajudar com orientações adicionais.

Atenciosamente.
Dr. Waldomiro Pires de Camargo Junior
Cardiologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
São Paulo
Provavelmente não porque o HIV é transmitido através do contato com o sangue de pessoa com a patologia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.