Olá. Eu tenho mania de cheirar tudo. Quando coço meu ouvido, gosto de cheirar a cera. Ou quando coç

3 respostas
Olá.
Eu tenho mania de cheirar tudo. Quando coço meu ouvido, gosto de cheirar a cera. Ou quando coço minha pele também. Tbm tenho mania de morder os lábios por dentro e cutucar várias vezes uma espinha.
Que tipo de transtorno seria?
Dra. Eloína Alésia Crenite do Rego Barros
Médico clínico geral, Psiquiatra
São Paulo
Olá, boa tarde. Isso pode ser uma mania, ao meu ver não está te prejudicando ou machucando. Caso contrário, é necessário avaliação médica para possível tratamento e buscar qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatra - R$ 700
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Carlos José da Silveira
Médico clínico geral, Médico de família, Psiquiatra
São José do Rio Preto
O ato de se cutucar, cheirar próprias secreções, é algo natural e faz parte da curiosidade humana, consideramos um transtorno a partir do momento em que esses atos comecem a prejudicar sua vida diária e á seu próprio corpo, como espremer espinhas até causar lesões que danificam a pele, tirar a sobrancelha pelo prazer da dor, arrancar fios de cabelo e comê-los (o que pode causar um tumor chamado Tricobezoar, obstruindo o trato gastrointestinal e impedindo a passagem das fezes). Esses são alguns exemplos de transtornos, porém nem tudo que fazemos, como morder os lábios (sem machucá-los) é considerado doença. Oriento passar por uma consulta médica com especialista para tirar mais dúvidas. Fico a disposição.
Para de fato fazer esse tipo de diagnóstico, você precisa passar com um psiquiatra para avaliar outros sintomas relacionados a essas ações. Podem ser sintomas relacionados transtorno de ansiedade, transtorno de escoriação e, principalmente, a transtornos obsessivos (que muitas vezes são negligenciados) ou até mesmo uma combinação destes. Não deixe de buscar avaliação profissional, principalmente se isso lhe traz sofrimento ou prejuízo, pois o tratamento pode mudar muito sua qualidade de vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.