Olá! Eu tenho uma amiga que há algum tempo atrás a mente dela começou a criar situações/mentiras coi

22 respostas
Olá! Eu tenho uma amiga que há algum tempo atrás a mente dela começou a criar situações/mentiras coisas que ela nunca fez como se fossem fatos e ela acaba ficando desesperada porque não sabe se é verdade ou mentira,o que pode ser?
Olá... existem algumas psicopatologias que levam a pessoa a transformar a realidade e a consulta a um médico psiquiatra seria aconselhável para descartar qualquer possibilidade patológica. A mentira em si pode representar uma dificuldade em lidar com a própria realidade, seja na auto aceitação, seja nas situações que se apresentam muito angustiantes. É uma forma de lidar que sim, pode causar um conflito na visão do que é real e do que não é porque em geral, a pessoa acredita na sua versão dos fatos. Sugiro que sua amiga procure um bom psicólogo para conseguir lidar com a realidade de forma menos penosa. Espero ter te ajudado. Fico a disposição.

Olá! Tudo bem? Segundo o que você descreveu da sua amiga pode ter a ver com questões emocionais. Seria importante uma avaliação com psicólogo e/ou psiquiatra para ajudar a entender, lidar e evitar o sofrimento. Também se faz necessário compreender outros fatores, tais como, questões neurológicas e/ou medicamentosas. Compreendendo o quadro clínico e o histórico do paciente é possível orientar corretamente os próximos passos. Que tudo siga bem! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Seria importante entender quando iniciou e o que causou essa mudança na vida dela, se foram questões emocionais, um trauma, resgate de situações e conflitos passados. Tem muitas possibilidades, até mesmo de uma psicopatologia. Auxilie escutando ela e orientando pela busca de um profissional capacitado.
Oi, tudo bem? O cerebro é fantastico para criar hipoteses. Com terapia, podemos aprender a questionar esses pensamentos e verificar o % de realidade deles.
Vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse pensamentos que estão trazendo esses sentimentos são doenças altamente tratáveis e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
Olá, espero que esteja bem!
Não podemos fornecer diagnósticos desta maneira. Mas posso dizer que é realmente um quadro que merece atenção profissional através de uma avaliação inicial e possível acompanhamento, mais ainda se ela começa a questionar a própria realidade, e não é algo que deva ser adiado! Fico a disposição. Abraços
Olá! Como os colegas acima disseram, é difícil saber se a pessoa possui um diagnóstico de acordo com o relato de outra pessoa próxima. O interessante seria descobrir as motivações dessas mentiras, o que realmente significa a ela e do que ela está evitando falar através dessa mentira. Muitas vezes, essa interpretação feita por amigos ou pessoas próximas a ela pode inferir questões pessoais acerca da vida dela, por esse motivo seria interessante e recomendável que ela buscasse um atendimento psicológico para entender essas motivações e se fosse visto como necessário, em conjunto com um acompanhamento psiquiátrico. Abraços!
Olá. É importante que sua amiga busque ajuda profissional imediatamente. Um psicólogo ou psiquiatra pode fazer uma avaliação completa para determinar o que está acontecendo e recomendar o tratamento apropriado. Existem diversos transtornos psiquiátricos e psicológicos e somente um diagnóstico preciso pode oferecer orientação personalizada com base nas circunstâncias individuais. Sempre à disposição.
Olá, tudo bem?

Não é possível que apenas com esses sintomas seja dado um diagnóstico concreto. Entretanto, muitos transtornos, na psicopatologia, podem ter como sintoma a presença de pensamentos intrusivos. Indico, fortemente, que sua amiga busque uma avaliação com o psicólogo e/ou psiquiatra, para que todas essas questões sejam investigadas e esclarecidas, e assim, seja traçado um plano terapêutico adequado.

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos,

Abraço!
Sua pergunta "O que pode ser" não tem uma resposta sem antes se ter pleno conhecimento de tudo que está acontecendo com sua amiga. Somente através de sessões com um psicólogo é que se poderá ter um melhor diagnóstico. Caso o profissional julgue necessário poderá indicar também um psiquiatra para poderem ajudá-la. Abraços!
Boa noite! É importante fazer uma avaliação psicológica.
Olá, tudo bem? O mais recomendado é sua amiga procurar ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo para que seja possível aprofundar a situação e investigar o que de fato está acontecendo e iniciar o tratamento adequado. Fico a disposição. Melhoras para sua amiga. Um abraço,
Oi, tudo bem? Existem vários contextos que podem estar gerando essa situação. Questões apenas psicológicas , psiquiátricas, mesmo questões neurológicas. Mas para definir isso apenas com uma avaliação clínica.
è necessário uma avaliação clínica sobre o caso da sua amiga. Procure ajuda de um profissional da área da psicologia. Abraços.
Boa tarde,
Mitomania
Como a gente fica tentando buscar nomes e diagnosticos para a gente tentar entender tudo. Mas sabe, você não precisa se sentir tão só ou responsável, busque o psicologo e a psiquiatria para te ajudar. agende consultas, você verá que pode contar com uma rede de apoio e dividir suas dúvidas diretamente e com o acompanhamento que vcs merecem.
Pode ser um problema de ordem psicológica, minha orientação é fazer consulta com psicólogo.
Não ficou claro se ela inventa as coisas deliberadamente ou se a mente dela está preenchendo lacunas de memória vazias com informações. Na primeira hipótese trata-se de um quadro psiquiatrico ou emocional e na segunda neurológico. Importante diferenciar.
Olá, pode ser MITOMANIA.
Claro que é necessário uma investigação para o diagóstico correto. Quem possui esse transtorno, tem a mentira como algo compulsivo. Uma das características é a interferência na capacidade de julgar racionalmente ( assim como você descreveu..." ela acaba ficando desesperada porque não sabe se é verdade ou mentira"...
O Mitomaniaco se perde, literalmente, nas próprias mentiras e acaba ficando sem muita noção do que é real e do que foi inventado pela sua cabeça.
Conte com minha experiência em transtornos compulsivos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Aconselhe sua amiga a procurar um profissional competente, somente assim poderá receber o diagnóstico e tratamento adequado. Abç.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, boa ,noite! Sua amiga se encontra escudada por aquilo que nós chamamos de Defesa Mitomaníaca. Ela tem muita dificuldade em aceitar as limitações impostas pela realidade, tem uma imagem idealizada de si mesma que se encontra muito afastada da realidade, e precisa encontrar-se a si mesma, através de uma terapia oferecida pela Psicologia. É possível que essa Defesa Mitomaníaca esteja reproduzindo modelos de comportamento que lhe foram transmitidos por gerações passadas, por vias conscientes ou inconscientes. Em todo caso, sua amiga deve estar sofrendo bastante, e que coisa boa que ela tem em você alguém que se preocupa com ela, que torce por ela, uma amiga de verdade!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Olá, ela pode ter entrado em algum problema psiquiátrico e provavelmente precise remédio. O problema vai ser ajudá-la a admitir e procurar ajuda, boa sorte!
Quando lidamos com comportamento humano, não existem conceitos preestabelecidos, sempre é importante analisar caso a caso, com a maior riqueza de detalhes possível. No caso da sua amiga, seria interessante uma avaliação psicológica e um possível encaminhamento aos psiquiatra para analisar de forma global o seu comportamento. Cuidado com os diagnósticos de internet!