Avaliação psicológica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em avaliação psicológica

Encontre um especialista em Avaliação Psicológica na sua cidade:

Perguntas sobre Avaliação psicológica

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Avaliação psicológica

 Alana Zanlorenzi
Alana Zanlorenzi
Psicólogo
Campo Largo
Olá! Medo é um sentimento que paralisa, mas é comum que nos deparemos com ele no decorrer da nossa vida. O importante nesse momento é buscar se conhecer e compreender o motivo de sentir essa…
8 respostas

Ola, possivelmente o medico diagnosticou que seria importante um acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Como os sintomas acentuaram, e você sentiu que não esta resolvendo sozinha, é bom…
8 respostas

Dra. Valdivia Santos
Dra. Valdivia Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sugiro que procure psicologo especialista em constelação familiar.
8 respostas

Especialistas falam sobre Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um conjunto de técnicas e entrevistas, indispensável para a construção de um diagnóstico, pois vai identificar exatamente o que está acontecendo com o paciente, suas defesas e seus recursos para superar o problema. É a partir da avaliação que será possível definir qual o melhor tratamento para aquele diagnostico. Desta forma, o psicólogo poderá trabalhar com maior segurança e eficácia, oferecendo ao paciente todos os esclarecimentos necessários sobre o que está acontecendo com ele naquele momento.

A avaliação psicológica é uma metodologia que avalia através dos instrumentos validados cientificamente, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo. Pode ser usada ferramentas, como: entrevistas, testes, dinâmicas entre outras. O psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. Este profissional fornece ao demandante um conjunto de informações, que se baseiam na interpretação, seleção , transmissão e devolução de informações. A avaliação psicológica tem diversos objetivos: para fins terapêuticos, seleções de pessoas, reconhecimento de perfil, entre outros.

A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações para o início de procedimentos que possam ajudar o paciente e assim atender suas necessidades. É um procedimento de levantamento de dados a respeito de um paciente, com o propósito de tomada de decisão, podendo ser avaliadas características como inteligência, personalidade, interesse, entre outros.

Marcelo Pires

Psicanalista, Psicólogo

São José do Rio Preto


A avaliação psicológica visa à compreensão objetiva de determinado fenômeno psicológico utilizando técnicas como entrevistas, observação e testes psicológicos com o intuito de subsidiar intervenções. Após a avaliação psicológica é elaborado um relatório descrevendo os resultados encontrados. No caso de pacientes com problemas de saúde, a avaliação psicológica tem como objetivo identificar os aspectos que contribuem para determinada doença (obesidade, dor, estresse) e a forma como o paciente lida com a doença com a intensão de dar suporte para que a pessoas lide de forma mais efetiva com seu problemas de saúde.

Jamir Sardá Jr.

Psicólogo

Florianópolis


A avaliação psicológica quando realizada em atendimentos psicológicos, faz com que o tratamento proposto seja mais eficiente, minimizando casos de atendimentos prolongados desnecessariamente.

Maíra A. Andrade Madeira

Psicólogo

Nova Iguaçu


De modo resumido, vamos primeiro compreender que a neuropsicologia estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Isto é, a partir do conhecimento e do desenvolvimento do cérebro, pode-se compreender as alterações cerebrais, como os casos de disfunções cognitivas, lesões ou desenvolvimento anormal do cérebro.

A avaliação psicológica é entendida como processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da intersecção do indivíduo/sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos (Resolução CFP nº 007/2003) Psicodiagnóstico Perícia Psicológica Avaliação Psicológica Periódica e Psicossocial Orientação Vocacional Avaliação Psicológica para Identidade Social

Katia Vendrame

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita

A avaliação psicológica é um processo que chamamos de "entrevista", ou seja, um processo investigativo para levantar pontos fundamentais que estão levando o paciente a encontrar-se desmotivado, deprimido, pouco produtivo, confuso, desmotivado, inquieto, amedrontado, entre outros ... é fundamental esse trabalho para decidir se de fato aquele paciente necessita de um psicólogo ou outro profissional.

Daniel Rodrigues Da Silva

Psicanalista, Psicólogo

Araraquara

Agendar uma visita

Procedimento onde é realizada inicialmente uma anamnese, para levantamento da história do paciente e, após a entrevista (anamnese), é montado uma bateria de testes, com base no que foi coletado e na queixa do paciente, para avaliação do caso. A conclusão ocorre com devolutiva e entrega do laudo, esclarecendo as duvidas colocadas no atendimento inicial. Existem vários motivos para avaliar psicologicamente um cliente: como dificuldades de aprendizagem, depressão, investigação de abuso, orientação profissional etc. Atualmente, a profissional tem buscado trabalhar com avaliação de casais, como uma forma de contribuir para o direcionamento e acompanhamento do processo em terapia de casal.

Muitos questionam sobre a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico. Atuando na área da psicologia a 4 anos, adquiri capacitações relacionadas a as avaliações e com resultado os diagnósticos. Acima de tudo sou um profissional humanizado e busco realizar meus encontros terapêuticos de forma descontraída, por assim dizer. A empatia como base e a aceitação incondicional me levam a ter uma esculta mais acolhedora, com isso e a habilidade analítica e holística, venho realizando avaliações e diagnósticos com mais precisão e validação. Nunca esquecendo do trabalho multiprofissional. Sempre que necessário recomendo bons profissionais que complementam minhas avaliações, da depressão ao autismo.

Roberto Souza Mendes

Psicólogo, Terapeuta complementar

Nova Iguaçu


Avaliação psicológica é um processo técnico-cientifico de coleta de informação que auxilia na tomada de decisão. Trata-se de uma atividade exclusiva do profissional da psicologia e este deve seguir as orientações técnicas e éticas de modo a garantir qualidade no processo. Vale salientar que avaliação psicológica é muito mais ampla que a simples aplicação de testes, sendo imprescindível uma boa entrevista com a pessoa avaliada. E por fim, é relevante compreender que a avaliação psicológica pode se dar em diferentes contextos, havendo algumas diferenças a depender do contexto, mas nunca se deve abrir mão da entrevista e/ou anamnese. Busco trabalhar de forma ética e com qualidade.

Avaliação Psicológica é um processo técnico científico de coleta de dados, tem por objetivo o estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos. Utilizo entrevistas e testes psicológicos específicos para a avaliação. Em média a avaliação leva 4 sessões para ser realizada, podendo ser mais ou menos dependendo da queixa.

Rosana Britzki De Sordi

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

A avaliação psicológica é uma etapa que antecede a psicoterapia. Se trata de um processo cuja finalidade é compreender, de maneira profunda e mais completa possível, a personalidade de um indivíduo, e, para isso, o psicólogo pode fazer uso de diferentes técnicas, tais como entrevistas, testes psicológicos, técnicas projetivas, entre outras, para que se possa, a partir das informações coletadas, realizar o melhor encaminhamento. Além disso, também é terapêutico e algumas mudanças positivas podem ocorrer.

Gislaine Chaves

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


A avaliação psicológica deve ser feita por profissional experiente que domine os diversos instrumentos, e possa lançar mão do mais adequado a cada caso. Ex. Orientação vocacional, seleção de pessoal, aspectos e ou distúrbios emocionais,dificuldades cognitivas e do aprendizado.

O processo de avaliação psicológica é realizado dentro dos mais rigorosos critérios da Psicologia e da Análise do Comportamento. Utilizam-se métodos e técnicas devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia além da perspectiva de práticas baseadas em evidências. O Objetivo é elaborar um diagnóstico compreensivo e prognóstico do estado geral da pessoa, assim como orientar a melhor intervenção psicoterapêutica, quando assim se justifica. Através do psicodiagnóstico procura-se aceder à estrutura e funcionamento da pessoa nas várias dimensões psicológicas, nomeadamente: cognitiva/intelectual, emocional/dinâmica afetiva e relacional

A Avaliação Psicológica compreende diversas questões que são analisadas principalmente na primeira consulta. Em muitos casos a pessoa tem a queixa bem definida, em outros somente alguns sintomas são identificados e pode ser que as causas não estejam claras. Seja como for, a identificação, diagnóstico e organização das queixas, causas e sintomas ocorrerão por meio da Avaliação Psicológica. E, à partir daí, as estratégias do tratamento e para a resolução dos problemas são desenvolvidas. Contudo, a Avaliação Psicológica não se limita à queixas e problemas, mas também fornece Análises da Personalidade, Aprimoramento Pessoal, Esclarecimentos e critérios para a Tomada de Decisões.

Eduardo Santos

Psicólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

A avaliação psicológica é um Processo técnico de coleta de dados a respeito dos fenômenos psicológicos. Para isso, são utilizados métodos, técnicas e instrumentos previamente validados e em conformidade com a demanda a ser observada/ trabalhada. Há situações comuns onde a avaliação Psicológica é aplicada. Por exemplo, na concessão de um laudo para cirurgias Bariátrica e Vasectomia, nos editais para atividades com tripulação de vôo, Atividade de vigilante (porte de arma de fogo) e outras.

Ives Andrade Ferreira

Psicólogo

Nova Iguaçu


A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

Ícaro Castro

Psicólogo

Manaus


A Avaliação Psicológica é um procedimento próprio da Psicologia, pautado em estudos de validade e precisão científicas, tecida em diversos aspectos da realidade subjetiva do ser humano, visando, dentre outros aspectos, delinear de maneira concisa e fidedigna uma demanda frente à necessidade do individuo, nos mais diversos campos de atuação, como saúde, educação, trabalho, etc. Isso só é possível quando o profissional se utiliza de uma abordagem ampla de ações, como entrevistas, observações clínicas, conhecimento da realidade da pessoa, além do uso de instrumentos padronizados, como são os testes psicológicos, pois só assim se atingirá o objetivo maior e essencial desse procedimento.

Joao Paulo Araujo Lessa

Psicanalista, Psicólogo

Maceió


Uma boa avaliação psicológica ocorre quando há uma escuta atenta e acolhedora, baseada no discernimento e conhecimento das técnicas de avaliação. A avaliação Psicológica é uma ferramenta de avaliação e consequente encaminhamento para a terapia ou tratamento que melhor se encaixa à necessidade do cliente/paciente.

Rúbia De Matos

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

A Avaliação Psicológica é uma área da Psicologia dirigida à compreensão do funcionamento da pessoa como um todo e de sua personalidade. São utilizados instrumentos validados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) como os testes psicológicos, assim como entrevistas clínicas e técnicas psicológicas para o levantamento de indicadores diagnósticos e coleta das informações necessárias para a condução do processo avaliativo. Ao final da avaliação, é oferecido um laudo psicológico ao avaliando e profissionais envolvidos com a descrição detalhada dos procedimentos utilizados, hipóteses diagnósticas e encaminhamentos para tratamento.

Marina Lemos

Psicólogo

Salvador


O processo psicodiagnóstico tem como objetivo conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda e completa possível da personalidade e habilidades cognitivas do paciente. Enfatiza também a investigação de algum aspecto em particular, segundo a sintomatologia e as características da indicação (se houver). Existem muitos testes psicológicos aprovados para uso no Brasil e são somente estes que utilizo. Testes não aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia não serão utilizados de forma alguma.

Fabio Souza

Psicólogo

São Paulo


A avaliação psicológica é um processo técnico e cientifico que requer metodologias especificas, como observação, testes, entrevistas, etc. É dinâmica e se constitui em fonte de informação de carater explicativo sobre os fenômenos psicológicos, e tem por finalidade subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. Pode ser utilizado em vários contextos, para fins de diagnóstico médico e psiquiátrico, em empresas auxiliando no processo de recrutamento e seleção a fim de escolher o candidato que tem mais perfil para a vaga.

Tatiane Tomeix De Menezes

Psicólogo

Indaiatuba


Guio meus clientes durante todo o processo e implemento métodos para ajudá-los a estabelecer novas atitudes em relação aos assuntos mais complexos da vida. O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa. Entre em contato e veja o que posso fazer por você.

Lianne Silva Santos

Psicanalista, Psicólogo

Itabuna


Avaliação Psicológica é realizado com uma pessoa ou grupos, e tem por objetivo o estudo e a interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando, para tanto, de métodos, técnicas e instrumentos psicológicos (Resolução CFP 07/2003). Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas fontes, como testes, técnicas, entrevistas, observações e análise de documentos. Com a Avaliação Psicológica, é possível investigar diferentes características psicológicas como emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória

Avaliação psicológica para diversos propósitos como cirurgia de redução de estômago, laudos psicológicos. Avaliação psicológica para empresas e escolas.

Gianne Teixeira De Mello

Psicólogo, Sexólogo

Biguaçu


A avaliação psicológica é uma coleta de dados para se ter um maior conhecimento do paciente. Ela consiste em uma entrevista realizada pelo psicóloga a partir da queixa atual que o paciente trouxe, vinculada com questões da vida pessoal, afetiva, profissional, familiar, entre outras. A avaliação tende a durar em torno de quatro a seis sessões e pode ser complementada com testes psicológicos de personalidade, atenção, depressão, entre outros, dependendo da queixa ou do objetivo do paciente.

A avaliação psicológica se faz no encontro dialógico e dialético entre o paciente e seu terapeuta, onde os mesmos expõem pontos de vista, e decidem em conjunto, as metas e atitudes a serem adotadas. É comum na avaliação psicológica o uso de testes psicológicos e técnicas avaliativas. Muito utilizado em jovens e adolescentes que querem fazer uma escolha segura da carreira profissional mais adequada ao seu tipo psicológico.

Uma avaliação Psicológica com profissional especializado, possibilita ao paciente a compreensão de todo o processo Psicoterapêutico, o paciente tem todo o suporte e acompanhamento necessário para que possa compreender as angustias e sofrimentos que o acompanham. A psicoterapia tem ainda o poder de potencialização dos recursos próprios do paciente promovendo seu bem estar emocional.

A avaliação psicológica é uma área da psicologia que abrange a análise da condição psicológica do paciente, geralmente através de alguma demanda precedente. Em geral, ao fim da avaliação psicológica gera-se um documento chamado Laudo, que traz as informações psicológicas averiguadas de acordo com a demanda. Situações como pré-cirurgias (bariátrica, vasectomia, etc), perícias ou questões judiciais são contextos em que a avaliação psicológica torna-se necessária.

A avaliação psicológica, pode ser feito a pedido de instituição jurídica, escola, médicos e por vontade própria do paciente e da família. Consiste em sete sessões fechadas, a primeira realizada com os responsáveis, no caso de criança e adolescente, para levantamento de dados sobre a dinâmica familiar, o lugar onde o paciente ocupa na família, as queixas e a demanda da procura. Aplico testes psicológicos e neuropsicológicos como escala de estresse, cognitivo, fisiológico, desempenho escolar, inteligência geral, atenção concentrada, personalidade, déficit de atenção, hiperatividade, impulsividade, problemas de aprendizagem,comportamento antissosial, depressão, ansiedade e ideação suicida.

Juliana Roque

Psicólogo

Cabo Frio


A avaliação psicológica é um processo técnico-científico de coleta de dados do sujeito. Que tem por objetivo o estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade. Utilizando, para tanto, de métodos, técnicas e instrumentos psicológicos. Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas fontes. Como testes, técnicas, entrevistas, observações e análise de documentos. Por meio da avaliação psicológica, é possível investigar diferentes características psicológicas. Como as emoção, afeto, cognição, personalidade, atenção, memória, percepção, entre outros.

Felipe Schardong

Psicólogo

Gravataí


A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber interpretar, selecionar e sobretudo transmitir e devolver. Esta responsabilidade traz consigo uma série de considerações éticas que visam não somente a imparcialidade do processo em si, mas principalmente a humanização deste, tendo como foco, a preservação da integridade do individuo.

Patricia Atanes

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

A avaliação psicológica é um processo técnico feito a partir das informações que são passadas pelo paciente durante um número razoável de sessões, que costuma ser de 4 a 6 sessões em média. Durante a avaliação são coletadas informações referentes à fenômenos psicológicos, história de vida e contexto social que servem de subsidio para a avaliação psicológica e compreensão das características psicológicas do paciente.

Mariana Grassi Do Nascimento

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


É uma atividade busca conhecimento sobre o funcionamento psicológico e cognitivo das crianças, de forma a orientar ações e decisões futuras. Os aspectos geralmente investigados na avaliação psicológica infantil são: atenção, memória, raciocínio, habilidades sociais, apego, estilos parentais, bullying, humor e características específicas de personalidade. Para a realização dessa investigação geralmente são utilizados métodos e instrumentos psicológicos normatizados e específicos para a idade. Quando os pais percebem algo de diferente no comportamento da criança vale a pena procurar um profissional de saúde mental.

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas, visando fornecer fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos para subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo – saúde, educação, trabalho e outros setores. O processo de avaliação psicológica é amplo envolvendo a integração de informações provenientes de diversas fontes (testes, entrevistas, observações, análise de documentos), cujos resultados levam à compreensão das características psicológicas da pessoa indicando como desempenharão uma dada atividade, a qualidade das interações interpessoais que elas apresentarão, entre outros.

Elaine Inácio Pereira De Souza

Psicólogo, Terapeuta complementar

Curitiba


A Avaliação Psicológica é um processo de coleta de dados. Utilizamos testes, escalas de avaliação, entrevistas, observações e análise para essa coleta. O objetivo de uma avaliação é produzir hipóteses, ou diagnósticos, sobre uma pessoa e podem ser sobre o funcionamento intelectual, diferentes características psicológicas como emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, entre outros. A qualidade e a efetividade da Avaliação Psicológica dependem diretamente da competência técnica e científica dos psicólogos envolvidos e da qualidade dos instrumentos e procedimentos utilizados, por isso procure sempre um profissional habilitado para realiza-la.

Ingrid Scotti Cardoso

Psicólogo

São Paulo


A avaliação psicológica é um instrumento exclusivo de uso do Psicólogo, esse tem por objetivo identificar traços de personalidades, competências intelectuais, auxiliar em diagnósticos entre outras diversas possibilidades.

Luciana Dias Nascimento

Psicólogo

Salvador


O processo de AP realizado com propósitos clínicos, difundido como Psicodiagnóstico, tem como objetivo coletar o máximo de informações que sirvam para esclarecer as demandas elaboradas previamente a respeito de um determinado sujeito, com intuito de promover uma visão contextualizada deste. Quando o psicólogo olha para AP dessa forma, ele assumi uma atitude empática ao usar as ferramentas de avaliação com intuito de auxiliar diretamente o seu cliente a esclarecer os conflitos por ele vivenciados. AP configura-se por uma abordagem semiestruturada e colaborativa, que levam o cliente a ampliar o modo de se perceber no mundo, permitindo a ele uma experiência positiva e transformadora.

Mara Silvia Morelli

Psicólogo

São José dos Campos

Agendar uma visita

A Avaliação Psicológica faz parte do diagnóstico e prognóstico terapêutico. Material exclusivo do psicólogo, você pode medir suas qualidades psíquicas, como orientação vocacional, medir sua inteligência, conhecer sua personalidade e outros.

Sandro Alex Da Costa Silva

Psicólogo

João Pessoa


No senso comum, avaliação psicológica tem sido associada a aplicação de testes psicológicos. Esse entendimento, porém, não é correto, uma vez que a avaliação diz respeito a um processo maior de coleta de dados, sendo que a utilização de instrumentos como testes, escalas e inventários é apenas uma possibilidade. Prefiro ter por base uma entrevista profunda, para depois utilizar os testes que forem necessários.

É um processo realizado em etapas que tem como objetivo conhecer melhor os aspectos de funcionamento psíquico, cognitivo de cada pessoa, para auxílio e investigação diagnóstica. Suas etapas envolvem: anamnese, para colher informações da queixa, de histórico pessoal e familiar. Seleção e aplicação de escalas e testes adequados para o caso. Por fim, a devolutiva, para a entrega de um relatório e para tirar todas as dúvidas que o cliente tiver tanto em relação ao processo da avaliação, quanto ao resultado obtido.

A avaliação psicológica observa sintomas que irão permitir a formulação de diagnósticos para determinados transtornos emocionais. Na composição do diagnostico, pode-se mensurar a gravidade e a extensão do comprometimento e montar um plano de tratamento adequado. Na psicologia, não existe uma receita onde encontramos os sintomas de um lado e a descrição dos transtornos do outro. Vários aspectos são levados em consideração até um diagnóstico final.

Luciana Nunes

Psicólogo

Rio de Janeiro


A avaliação psicológica é um processo técnico e científico do psicólogo que busca colher informações sobre uma pessoa ou até mesmo várias pessoas sobre determinado fenônemo psicólogico previamente estipulado. São utilizados vários instrumentos e ferramentas para avaliar o fênomeno que se pretende estudar, ocorre nos mais diversos campos da Psicologia como clínica,organizacional, hospitalar, jurídica, dentre outras. Ao final da avaliação o psicólogo fornece uma resposta da demanda que foi solicitada via oral ou com um documento psicológico. São exemplos de avaliação psicológica: avaliação psicológica para cirurgia bariátrica, avaliação psicológica para porte de arma, orientação profissional.

Erika Aviz

Psicanalista, Psicólogo

Belém

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Avaliação psicológica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.