Olá, faço o uso do medicamento leflunomida e celecoxibe, tem algum problema fazer o uso do chá de er

3 respostas
Olá, faço o uso do medicamento leflunomida e celecoxibe, tem algum problema fazer o uso do chá de erva de João? Tem alguma contra indicação na interação desses medicamentos com este chá?
A erva-de-são-joão interage com uma série de substâncias e mesmo alimentos, de modo que eu nunca aconselho as pessoas a usarem este vegetal (ou outra fitoterapia) para o tratamento da depressão. Apesar do que muitos acham, remédios produzidos pela indústria farmacêutica e contendo substâncias purificadas, são muito mais seguros. Quanto a interações a leflunomida aumenta a concentração do celecoxibe, diminuindo sua metabolização hepática. Mas, mesmo não havendo interações com a erva-de-são-joão, ao usar esta última, como referi, acima, outros medicamentos, ervas e alimentos podem levar a interações indesejáveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O chá de Erva de São João (Hypericum perforatum) pode interagir com diversos medicamentos, pois interfere na ação de enzimas do fígado que metabolizam substâncias — o que pode diminuir a eficácia ou aumentar os efeitos adversos de alguns remédios.

No seu caso, a combinação com leflunomida e celecoxibe merece atenção, pois pode haver risco de alterações hepáticas e potencial para interferência na ação anti-inflamatória.

Recomendo que converse com o(a) médico(a) que acompanha seu tratamento antes de iniciar o uso desse chá, para avaliar os riscos e benefícios no seu caso específico.

Estou à disposição!
Olá. Sim, há contraindicação. A erva de São João (Hypericum perforatum) pode interferir no metabolismo de vários medicamentos, pois induz enzimas hepáticas (como o CYP3A4), o que pode reduzir a eficácia da leflunomida e alterar o metabolismo do celecoxibe, além de aumentar o risco de efeitos colaterais hepáticos.

Além disso, a erva de São João tem ação antidepressiva leve e pode causar efeitos colaterais como fotossensibilidade, agitação e até crises de abstinência se for interrompida bruscamente.

Recomenda-se evitar o uso do chá de erva de São João durante o tratamento com leflunomida e celecoxibe, a menos que autorizado e acompanhado por um médico.

Especialistas

Clara Lapa

Clara Lapa

Psiquiatra

Porto Alegre

Agendar uma visita
Vivian Machado

Vivian Machado

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Paula Fabricio

Paula Fabricio

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Segunda opinião em psiquiatria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.