Olá, faço uso do Bup 300mg a quase 1 ano que foi receitado por meu médico. Recentemente mudei para o

3 respostas
Olá, faço uso do Bup 300mg a quase 1 ano que foi receitado por meu médico. Recentemente mudei para outro que disse que eu poderia interromper o Bup de uma vez e me passou para comprar um remédio chamado (Argentum nitricum 30 ch) para manipular em gotas. Porém o primeiro médico me disse que eu não poderia parar o remedio de uma vez e sim ir diminuindo aos poucos pois poderia dar o efeito rebote e piorar. Agora estou em duvida pq cada um fala uma coisa. Alguem pode me responder? obs: meu diagnostico é transtorno de ansiedade generalizada.
Olá! O seu primeiro médico lhe prescreveu um fármaco de fato (Bupropiona) enquanto o segundo lhe prescreveu uma medicação homeopática. A potência de ambos para o tratamento de qualquer questão de saúde diverge bastante.
De qualquer forma, Bupropiona tende a ser um fármaco que é mais fácil de ser descontinuado, então poderia com mais facilidade retirar de forma abrupta, embora eu ainda prefira a descontinuação gradual.
Ainda, a Bupropiona não é o melhor dos fármacos para tratar ansiedade. Pelo contrário, para muitos a Bupropiona piora, por se tratar de um fármaco com potencial estimulante. Assim, a retirada também pode ser benéfica pensando no transtorno de base que você mencionou.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A bupropiona usada por longo prazo não costuma causar sintomas graves de descontinuação, mas interrompê-la de repente pode provocar irritabilidade, ansiedade, insônia e mudanças de humor. Por isso, redução gradual é mais segura, principalmente em transtorno de ansiedade generalizada. Argentum nitricum é um remédio homeopático sem comprovação científica de eficácia para ansiedade e não substitui antidepressivos. O ideal é seguir a orientação de um médico de confiança e fazer a transição de forma monitorada.
Olá! A descontinuação abrupta de medicações psiquiátricas pode ocasionar sintomas de descontinuação e descompensação clínica, ou seja, piora do quadro inicialmente tratado ( no seu caso transtorno de ansiedade generalizada). Para realizar desmame da bupropiona de 300mg seria mais interessante passar para 150mg por um período de uma ou duas semanas e depois sim suspender. No entanto, ressalto que esse remédio Argentum nitricum 30 ch é um remédio homeopático que não tem nível de evidência científica relevante para ser indicado pra tratamento medicamentoso de TAG, não aparece em recomendações oficiais de tratamento psiquiátrico. Recomendo checar sempre as informações dos médicos antes de realizar a consulta, realizar a busca do CRM e verificar a formação acadêmica e se aquele profissional de fato tem título de especialista e capacitação técnica esperada para realizar esse tipo de recomendação. Atenciosamente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.