Olá, fiz o exame, e meu tsh deu 5,030 sendo que pelo laboratório, passando de 5,300 é alto, meu t3 e

2 respostas
Olá, fiz o exame, e meu tsh deu 5,030 sendo que pelo laboratório, passando de 5,300 é alto, meu t3 e t4 deram normais, pode ser hipotireoidismo?
Olá tudo bem?

Este laboratório é compatível com hipotireoidismo, Importate avaliação com especialista no tema, endocrinologista, para descobrir exatamente qual foi a causa (solicitando novos exames) deste hipotireoidismo e assim iniciar o melhor tratamento o quanto antes afim de evitar os efeitos desta condição: cansaço, sonolência, ganho de peso, constipação entre outros
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 520

Olá! Um valor de TSH de 5,030 mIU/L, estando próximo ao limite superior estabelecido pelo laboratório, sugere uma condição conhecida como hipotireoidismo subclínico. Nesta situação, os níveis de TSH estão levemente elevados, indicando que a glândula pituitária está trabalhando mais para estimular a tireoide, enquanto os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) permanecem dentro dos limites normais.

O hipotireoidismo subclínico pode ser um indicativo precoce de que a tireoide está começando a ter dificuldades para produzir hormônios suficientes, embora ainda consiga manter os níveis hormonais dentro de uma faixa considerada normal. Algumas pessoas com hipotireoidismo subclínico podem não apresentar sintomas, enquanto outras podem notar sintomas leves que são comumente associados ao hipotireoidismo, como fadiga, aumento de peso, sensibilidade ao frio, pele seca e constipação.

Na medicina integrativa, a abordagem para o hipotireoidismo subclínico envolve uma avaliação cuidadosa do paciente como um todo, considerando não apenas os resultados dos exames, mas também os sintomas, o histórico médico, o estilo de vida e outros fatores que podem influenciar a saúde da tireoide. O tratamento pode não ser necessário imediatamente para todos os casos de hipotireoidismo subclínico, especialmente se os níveis de T3 e T4 estão normais e os sintomas são mínimos ou ausentes.

No entanto, é importante monitorar a função tireoidiana ao longo do tempo, pois algumas pessoas com hipotireoidismo subclínico podem eventualmente desenvolver hipotireoidismo clínico, uma condição que requer tratamento. O acompanhamento pode incluir a repetição dos exames de tireoide periodicamente, além de avaliar quaisquer novos sintomas ou mudanças no bem-estar geral.

Além do monitoramento, a medicina integrativa pode oferecer estratégias para apoiar a saúde da tireoide e o bem-estar geral, incluindo ajustes na dieta, manejo do estresse, exercícios físicos e outras intervenções de estilo de vida que podem ajudar a otimizar a função tireoidiana e a saúde geral.

É essencial discutir seus resultados de exame e quaisquer sintomas que você esteja experienciando com seu médico, que pode fornecer orientações específicas baseadas na sua situação individual e ajudar a determinar o melhor plano de acompanhamento e tratamento para você.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.