Olá, fiz o tratamento de um ano com escitalopram, porém o médico pediu pra mim parar pq eu já estava

3 respostas
Olá, fiz o tratamento de um ano com escitalopram, porém o médico pediu pra mim parar pq eu já estava me sentindo muito bem, e tomei uma banda durante um bom tempo. E agora já estou uns 5 dias sem tomar, porém me sinto ruim, tontura, sensação de desmaio. Isso é normal? Vai parar?
Na suspensão de um psicotrópico pode ocorrer o que chamamos de "sintomas de retirada" - equivalentes ao seu corpo sentindo a "falta" do medicamento, porém não significa uma recaída/retorno dos sintomas. Os sintomas que você listou podem acontecer, não tão comuns mas depende também da dosagem que você vinha em uso ("uma banda" de 20 15 ou 10mg, faria diferença). Se os sintomas estiverem muito intensos ou perdurarem, busque seu médico para uma avaliação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando você interrompe abruptamente o uso de um antidepressivo, como o escitalopram, pode ocorrer uma síndrome de abstinência que pode incluir sintomas como tontura, náusea, ansiedade, irritabilidade e insônia. Esses sintomas geralmente desaparecem dentro de algumas semanas, mas podem durar mais tempo em alguns casos.

Deveria ter sido feita a prática de reduzir gradualmente a dose do medicamento em vez de interrompê-lo abruptamente, o que pode ajudar a minimizar a ocorrência de sintomas de abstinência.

Enquanto isso, é importante tomar medidas para cuidar de si mesmo e minimizar os efeitos dos sintomas de abstinência. Isso pode incluir dormir o suficiente, fazer exercícios leves, beber bastante água e comer alimentos saudáveis. Se você estiver experimentando sintomas graves ou preocupantes, não hesite em entrar em contato com seu médico imediatamente.
São sintomas de descontinuação. Provavelmente vão parar nos próximos dias. Caso continue incomodando, tente tomar metade da dose em dias alternados.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2433 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.