Olá. Fiz um tratamento hoje para tirar uma cárie e aparentemente ela foi muito profunda, quase preci

4 respostas
Olá. Fiz um tratamento hoje para tirar uma cárie e aparentemente ela foi muito profunda, quase precisando fazer canal segundo a dentista. Porém, ela disse que colocou resina temporária e pediu para eu avaliar a sensibilidade e etc e voltar daqui há um mês. Porque ela não colocou a resina definitiva? Corro risco de ter que fazer canal quando ela for colocar a resina definitiva?
Olá! Provavelmente o trabalho final não foi realizado pelo profissional entender que há possibilidade de ter de fazer o tratamento de canal. Caso você não tenha dor durante o período de avaliação, será pouco provável que você tenha problemas com a resina definitiva.

Provavelmente ela não colocou a definitiva, pela dificuldade de remoção para encontrar o canal caso necessário. Se você não sentir nada, é só rebaixar esse material e colocar a resina definitiva por cima, sem necessidade de tirar tudo.
Espero ter respondido sua pergunta :)
Olá! Provavelmente o que ela colocou foi um cimento de ionomero provisório e não resina. A cor é muito parecida! Este material, não precisa usar ácidos para colar e libera flúor, que pode ajudar a recuperar o dente! Já a resina, necessita de um tratamento prévio para aderir, isso agride mais o dente! Sobre a segunda pergunta, pode sim mesmo assim ter que tratar canal!
Olá!
Então, como você tinha uma cárie muito profunda, existe a possibilidade de precisar tratar o canal deste dente. A profissional que te avaliou e tratou, sabendo disso, está tentando salvar seu dente da necessidade de canal e provavelmente utilizou um material provisório próprio para isso, pois visa estimular uma resposta dos tecidos dentários para que se recuperem e não necessite fazer o canal.
Caso você volte a ter sensibilidade e/ou dor, precisa retornar para nova avaliação, pois é provável que precisa mesmo fazer o canal. Caso contrário, se retornar em 1 mês sem dor, a depender da avaliação clínica ela poderá fazer a restauração final com resina.
Porque ela não colocou a resina definitiva? Porque o processo necessário para realizar a resina agride o dente e pode piorar a sensibilidade e, um dente que poderia ser salvo do canal pode se tornar canal durante este processo.
Corro risco de ter que fazer canal quando ela for colocar a resina definitiva? Caso você não volte a ter sintomatologias dentro deste período de 1 mês é pouco provável que necessite realizar o canal, ela vai remover parte desta restauração provisória e fazer a resina definitiva por cima, este é o procedimento correto nestes casos.
O fato de um dente estar restaurado não exclui o risco de voltar a ter cárie ou precisar de fazer canal num futuro, porém se nestes 30 dias evoluir bem, você provavelmente não precisará fazer canal no momento.
Espero ter ajudado.