Olá, foram inseridos em minhas medicações carbonato de Lítio de 600 mg ( 2 comprim

3 respostas
Olá, foram inseridos em minhas medicações carbonato de Lítio de 600 mg ( 2 comprimidos de 300 mg) e quetiapina de 300 mg ( sendo que essa foi introduzida aos poucos: 2 noites 50 mg, 2 noites 100 mg, 2 noites 200 mg e a partir daí 300 mg) eu já tomava 15
0 mg de setralina ( 3 comprimidos de 50mg) diazepam 5mg e amplictil 25 mg. Estou me sentindo dopada o dia inteiro. Então o médico pediu pra eu passar a sertralina pra tarde que vou começar hj. E suspender o diazepam. Porém qd suspendi não dormir nada aí tive que tomá-lo. Gostaria de saber se é normal se sentir tão dopada. E se isso passa com o tempo.
Você refere o uso de várias medicações com efeito sedativo (quetiapina, diazepam, Amplictil* - clorpromazina - e diazepam). Normalmente não é indicado o uso simultâneo de tantas medicações sedativas, além do fato de a clorpromazina ter uso pouco frequente, atualmente e de o diazepam, na imensa maioria dos casos, dever ter uso por períodos de apenas algumas semanas. Assim, dependendo de sua sensibilidade, a sedação é um efeito esperado. A suspensão abrupta do diazepam pode levar a insônia. Sem conhecer pessoalmente seu caso, não há como saber o porquê de seu médico ter prescrito uma combinação não muito usual, hoje em dia ou porque recomendou a suspensão do diazepam de modo abrupto. Deve perguntar a ele que, talvez, consiga dar explicações que esclareçam sua dúvida e orientações que possam resolver suas queixas (no momento, de insônia ou sedação excessiva).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Algumas medicações tem um tempo para adaptação, como por exemplo o amplictil. De toda forma é importante o seguimento para novas avaliações e possíveis ajustes medicamentosos. até
Dr. Marcos  Ferreira
Psiquiatra
Santa Maria, RS
Você usa, no mínimo, quatro medicamentos com propriedades sedativas. Então os efeitos se somam e causam mais sedação. Em alguns pacientes, a sedação se atenua com o tempo; em outros, não. Sentir-se dopada é um parefeito do tratamento com essas classes medicamentosas. Vejo que você também tem problemas com o sono. E provavelmente a sua necessidade de tomar 5mg de diazepan para conseguir dormir é mais psicológica do que física, por se tratar de uma dose pequena em relação ao somatório de todos os outros medicamentos potencialmente sedativos que você já usa. Em casos como o seu, torna-se necessário fazer uma revisão racional do número de medicamentos associados, optando por " enxugar " o tratamento, mantendo o mínimo necessário e o máximo suficiente para controlar os seus sintomas psiquiátricos, sem dopá-la além do inevitável pelo uso dos medicamentos. Desses todos, dois deles tem apenas ação sedativa, sem um impacto direto na evolução do transtorno. Devem ser eles os alvos de retirada, preservando os medicamentos principais para o controle dos sintomas maiores.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.