Ola fui diagnosticada com câncer adenocarcinoma micro invasivo e fiz cirurgia e retirei o útero, mas

3 respostas
Ola fui diagnosticada com câncer adenocarcinoma micro invasivo e fiz cirurgia e retirei o útero, mas agora veio o resultado da biópsia que fiz no útero depois de retirado e deu que é invasivo.O medico me orientou a fazer uma nova cirurgia para a retirada das inguas e de uma pelizinha.Ficarei curada?
A cirurgia depende. Adenocarcinoma de colo de utero ou adenocarcinoma de endometrio? Depende da invasão.
Siga orientação do oncologista. A disposição.

Para lesões invasivas do colo uterino, se indica a retirada do útero junto com os paramétrios (ligamentos) e linfonodos pélvicos que é chamada de histerectomia radical. No seu caso, deve ter sido realizada a histerectomia simples, ou seja, sem a retirada dos paramétrios do útero e dos linfonodos que pode ser indicada em algumas lesões microinvasoras. Como na biópsia após a cirurgia deve ter mostrado uma lesão maior que a esperada, ele deve ta indicando a retirada dos paramétrios e dos linfonodos para completar a cirurgia
Na verdade depende do tamanho do tumor, de sua real localização, se algum gânglio ("íngua") vier positivo, se as margens vierem limpas, etc. Mas as chances são boas sim.

Abraços