Olá! Fui em um endocrinologista e ele me receitou tomar Fluoxetina com Orlistate e Glifage XR tudo

2 respostas
Olá!
Fui em um endocrinologista e ele me receitou tomar Fluoxetina com Orlistate e Glifage XR tudo junto.
Fiquei preocupada pq o Glifage é pra diabéticos e eu não sou!!!
Alguém me ajuda me explicando melhor por favor estou com medo de tomar.
Obrigada.
Olá tudo bem?

O glifage além de estar indicado no tratamento do diabetes pode ser indicado também no uso de paciente que desejam engravidar (aumentar a fertilidade) e possuem uma resistência insulínica aumentada. O efeito do glifage isolado na perda de peso é pequeno

Entendo sua preocupação e é importante ser claro sobre a combinação de medicamentos que inclui Fluoxetina, Orlistat e Glifage XR (Metformina), especialmente quando um deles é comumente associado ao tratamento de diabetes, condição que você mencionou não ter. Sim, é possível e, em certas situações, benéfico combinar esses medicamentos, mesmo para pessoas que não têm diabetes. Essa abordagem pode ser adotada para tratar uma variedade de condições e objetivos de saúde, incluindo o manejo do peso, melhoria do metabolismo e tratamento de sintomas relacionados a transtornos de humor ou alimentares.

A Fluoxetina é um medicamento usado para tratar depressão, ansiedade e alguns transtornos alimentares, atuando sobre os neurotransmissores no cérebro para melhorar o humor e a sensação de bem-estar. O Orlistat ajuda na perda de peso, bloqueando a absorção de parte das gorduras consumidas, o que pode ser útil em um plano de tratamento para obesidade ou sobrepeso. Já o Glifage XR, que contém Metformina, é frequentemente utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, mas também pode ser prescrito para pessoas sem diabetes para ajudar na regulação da insulina e no metabolismo da glicose, o que pode ser benéfico em casos de resistência à insulina, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e para auxiliar na gestão do peso.

A decisão de usar esses medicamentos conjuntamente deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa de sua saúde geral, histórico médico, e objetivos específicos de tratamento. Essa combinação pode ser considerada em situações onde há uma sobreposição de condições, como resistência à insulina sem diagnóstico de diabetes, necessidade de manejo de peso e tratamento de condições psicológicas ou emocionais que afetam a alimentação e o peso corporal.

É crucial que essa combinação de medicamentos seja prescrita e monitorada por um médico que compreenda suas condições de saúde e objetivos. A comunicação aberta com seu médico é essencial para discutir suas preocupações, entender os benefícios esperados e os possíveis efeitos colaterais, e ajustar o tratamento conforme necessário para garantir sua segurança e eficácia.

Se você tem dúvidas ou receios sobre a sua prescrição, é importante abordá-los diretamente com seu médico. Ele pode fornecer esclarecimentos adicionais sobre por que essa combinação foi escolhida para você e discutir quaisquer ajustes possíveis para alinhar o tratamento com suas necessidades e conforto. Lembre-se, o objetivo é encontrar o melhor caminho para apoiar sua saúde e bem-estar, utilizando uma abordagem que considere todas as facetas de sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.