olá! gostaria de saber das diretrizes de terapia hormonal para afirmação de gênero em pessoas transf

2 respostas
olá! gostaria de saber das diretrizes de terapia hormonal para afirmação de gênero em pessoas transfemininas e se o etilenistradiol (o "evra", especificamente) pode ser uma alternativa interessante do ponto de vista da progressão da terapia e da segurança clínica (mesmo que para um paciente hígido). agradeço desde já.

Olá, tudo bem?

O uso de estradiol bioidêntico (17β-estradiol) é preconizado como base do tratamento em mulheres trans. As formas mais utilizadas são: oral, transdérmica (adesivo ou gel) e injetável, sempre associadas, quando necessário, a agentes antiandrogênicos.
Geralmente não recomendamos o uso de etinilestradiol em nenhuma forma (oral ou transdérmica), pois essa molécula apresenta risco significativamente maior de tromboembolismo venoso e maior impacto metabólico hepático, sem oferecer benefícios adicionais na feminização quando comparada ao estradiol bioidêntico.

O Evra, que contém etinilestradiol + norelgestromina, é formulado para anticoncepção, possui dose baixa de estrógeno (insuficiente para terapia de hormonização) e contém um progestagênio não indicado na terapia padrão.


Dr Guilherme Venâncio - Endocrinologista

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Elisa Ferreira Soares
Endocrinologista
Rio de Janeiro
Olá! O etinilestradiol não é recomendado em terapia hormonal transfeminina porque aumenta muito o risco cardioembólico. Além disso, o adesivo Evra contém um progestagênio associado, o que não faz parte do esquema padrão de feminilização. As diretrizes atuais priorizam estradiol bioidêntico (oral, transdérmico) por ser mais seguro e eficaz.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.