Olá, ha mais de sete anos que me afastei do convívio social pois me sentia insegura e desageitada.hoje

5 respostas
Olá, ha mais de sete anos que me afastei do convívio social pois me sentia insegura e desageitada.hoje em dia me incomodo até com os mais próximos (cunhadas, tios, primos). Queria saber se fazendo terapia eu poderia voltar a me sentir confortável em público visto que estou assim a tanto tempo?
Olá! Certamente irá te ajudar, e muito. Claro que depois de tanto tempo evitando o convívio social, você precisará de muita paciência consigo mesma para reconhecer seus pequenos avanços, ou seja, não espere que os resultados venham com facilidade e em curto prazo. Será difícil e trabalhoso, mas tome logo este primeiro passo. Nós somos seres de relacionamento. Viver isolada das pessoas vai te levar à depressão. A psicoterapia irá te ajudar a fortalecer sua autoestima para enfrentar as dificuldades da exposição social e conhecer mais sobre si mesma. Sucesso na sua trajetória!

Olá!
A terapia irá te ajudar a aumentar a sua compreensão de si mesmo, incluindo sentimentos, fazendo com que perceba os motivos que puderam fazer com que você se afastasse do convívio social e como isso te afeta hoje. Auxiliando a percepção de movimentos que você pode fazer para se sentir mais confortável.
Espero ter ajudado!
Abraços.
Boa tarde.
Seu caso não é de Personalidade Anti-Social e sim, Fobia Social, a principio.
A psicoterapia indicada é a TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental.
Se faz necessária uma avaliação inicial para se ter uma hipótese diagnostica.
Seria necessário obter maiores informações sobre sua dificuldade de relacionamentos.
O primeiro passo já foi dado certo? Agora é buscar um profissional que possa lhe ajudar a escolher caminhos e que você possa seguir, para que volte ao convívio de forma sadia, controlando seus medos. Ter paciência para entender os pequenos passos, as pequenas mudanças a levará ao bom entendimento de si. Fortaleça sua auto estima e faça terapia.
Com toda certeza a psicoterapia auxilia nesse processo de nova visão de mundo e de si mesmo. Porém, recomenda-se cautela na busca pelo profissional, pesquisando sua formação e capacidades. Ainda, é importante entender que se um profissional não lhe agradou, não encerre a busca, pois existem muitos profissionais diferentes que podem te ajudar de uma forma que mais lhe agrade.