Olá, ha mais de sete anos que me afastei do convívio social pois me sentia insegura e desageitada.hoje

5 respostas
Olá, ha mais de sete anos que me afastei do convívio social pois me sentia insegura e desageitada.hoje em dia me incomodo até com os mais próximos (cunhadas, tios, primos). Queria saber se fazendo terapia eu poderia voltar a me sentir confortável em público visto que estou assim a tanto tempo?
Olá! Certamente irá te ajudar, e muito. Claro que depois de tanto tempo evitando o convívio social, você precisará de muita paciência consigo mesma para reconhecer seus pequenos avanços, ou seja, não espere que os resultados venham com facilidade e em curto prazo. Será difícil e trabalhoso, mas tome logo este primeiro passo. Nós somos seres de relacionamento. Viver isolada das pessoas vai te levar à depressão. A psicoterapia irá te ajudar a fortalecer sua autoestima para enfrentar as dificuldades da exposição social e conhecer mais sobre si mesma. Sucesso na sua trajetória!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
A terapia irá te ajudar a aumentar a sua compreensão de si mesmo, incluindo sentimentos, fazendo com que perceba os motivos que puderam fazer com que você se afastasse do convívio social e como isso te afeta hoje. Auxiliando a percepção de movimentos que você pode fazer para se sentir mais confortável.
Espero ter ajudado!
Abraços.
Boa tarde.
Seu caso não é de Personalidade Anti-Social e sim, Fobia Social, a principio.
A psicoterapia indicada é a TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental.
Se faz necessária uma avaliação inicial para se ter uma hipótese diagnostica.
Seria necessário obter maiores informações sobre sua dificuldade de relacionamentos.
O primeiro passo já foi dado certo? Agora é buscar um profissional que possa lhe ajudar a escolher caminhos e que você possa seguir, para que volte ao convívio de forma sadia, controlando seus medos. Ter paciência para entender os pequenos passos, as pequenas mudanças a levará ao bom entendimento de si. Fortaleça sua auto estima e faça terapia.
Com toda certeza a psicoterapia auxilia nesse processo de nova visão de mundo e de si mesmo. Porém, recomenda-se cautela na busca pelo profissional, pesquisando sua formação e capacidades. Ainda, é importante entender que se um profissional não lhe agradou, não encerre a busca, pois existem muitos profissionais diferentes que podem te ajudar de uma forma que mais lhe agrade.

Especialistas

Flávia Rates

Flávia Rates

Psicólogo

Belo Horizonte

Jucilene Polizel

Jucilene Polizel

Psicólogo

São Paulo

Thamisa Mara Vasconcelos Nogueira

Thamisa Mara Vasconcelos Nogueira

Psicólogo

Fortaleza

Andrieli Goulart Primmaz

Andrieli Goulart Primmaz

Psicólogo

Passo Fundo

Carlos Eduardo Borbolla

Carlos Eduardo Borbolla

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.