Olá lendo um um pouco sobre homeopatia, muito interessante este tratamento alternativo. o médico gen

6 respostas
Olá lendo um um pouco sobre homeopatia, muito interessante este tratamento alternativo. o médico generalista se conhecer sobre homeopatia pode receitar medicações homeopatas ? ou este ato é exclusivamente do médico com especialização ou residencia em homeopatia?
Porem, para tornar-se realmente apto, o médico precisa fazer um curso de pós graduação e prestar o exame para obter o futuro de especilista do Conselho Federal de Medicina.

Olá
No Brasil a homeopatia é considerada especialidade médica pelo CFM desde 1980,
Médicos podem prescrever medicamentos homeopáticos porém para exercer com conhecimento aprofundado a especialidade, é necessário formação a nível de pos graduação médica do profissional
O homeopata tem uma visão diferente de doença e tratamento. O conselho federal de medicina alega que qualquer médico que se sentir apto pode exercer em qualquer área da medicina, e se responsabilizar pelos seus atos. Então se ele se sentir apto pode sim exercer
Os medicamentos homeopáticas são de venda livre, ou seja, qualquer pessoa pode comprá-los. Assim como analgésicos, anti-inflamatórios. Na nossa formação médica, poucas faculdades tem na carga horária disciplinas sobre Homeopatia o que dificulta o uso pelo médico generalista. No momento, temos residência médica no RJ, MS, ES e MG, e pós-graduação na maioria das grandes cidades do país.
Legalmente, todo médico que se considera seguro, na utilização de qualquer medicamento ou outros procedimentos, dentro da medicina, pode fazê-lo, desde que assuma as responsabilidades legais pelos seus atos. Como a Homeopatia se baseia em diretrizes bem diferentes da Alopatia, o seu estudo requer muito tempo de dedicação, tanto da ação dos medicamentos homeopáticos no organismo humano, quanto das reações deste ser humano, aos mais variados fatores (internos e externos), que podem interferir na sua plena saúde. Em vista disso, o recomendável é que o interessado em prescrever medicamentos homeopáticos, faça a Pós-Graduação em Homeopatia, para que possa- aí sim- prescrever com maior segurança e benefício ao seu paciente.
Legalmente pode fazer, mas não deve porque não tem competência para isso. Homeopatia requer embasamento teórico e prático como qualquer outra especialidade. E, no caso da Homeopatia, ainda há mais uma outra questão importante que é o fato de que a Alopatia e a Homeopatia não compartilham dos mesmos princípios fundamentais. Como por exemplo: a Alopatia foca no adoecimento, enquanto a Homeopatia no doente. A Alopatia trata pela oposição e a Homeopatia pelo princípio da semelhança...