Olá, meu filho tem 3 anos e 4 meses. Ele era uma criança calma e tranquila. Assim que completou 2 an

2 respostas
Olá, meu filho tem 3 anos e 4 meses. Ele era uma criança calma e tranquila. Assim que completou 2 anos e 9 meses tudo mudou. Ele está inquieto o tempo todo..coloquei em uma escola de inglês que é 2x por semana. E lá eu preciso estar na aula, pois ele fica pulando em cima das crianças, tenta pegar as atividades delas, não presta atenção no que a professora fala, começa a gritar, bater nas crianças e não obedece.
Aí quando vamos embora eu questiono ele, começa a chorar pede desculpas e diz que não irá fazer mais isso. Mas faz. Em casa ele conversa normal, ri, brinca. As vezes tem esses comportamentos conosco, de não parar, ficar pulando nem cima de nós, batendo etc.
Fazemos de tudo por ele, brincamos, damos atenção, repreendemos, já coloquei de castigo. Mas nada resolve. Como se fosse insaciável.
Na igreja é a mesma coisa, em qualquer lugar. É impossível sair com ele.

Obs: tem um irmãozinho de 1 ano.
(Comportamento mudou bastante com a chegada do irmão)
E também o fato de nascer na pandemia, não ter contato com outras crianças.
Eu não sei mais o que fazer. Me ajudem por favor
Dra. Maria Luiza Gazeau de Moraes Rizzo
Homeopata, Pediatra, Nutrólogo
Atibaia
Olá, querida, o caso do seu pequeno é bem complexo para analisar, há vários fatores envolvidos nas questões de comportamento infantil e várias formas de aborda-las. Como pediatra e educadora parental em disciplina positiva eu sugiro que você faça uma avaliação com um profissional da sua confiança.

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Dr. Gilson Carlos Batista de Souza
Pediatra
Aparecida de Goiânia
Olá. Não sei a idade que ele está agora. Mas vou contextualizar alguns pontos para você : (1) Aos 3 anos, o cérebro da criança ainda está em pleno desenvolvimento, especialmente nas funções executivas, como controle inibitório, regulação emocional e comportamento adaptativo. Isso significa que ele ainda não consegue controlar totalmente seus impulsos ou planejar suas ações, o que explica boa parte dos comportamentos desafiadores; (2) A chegada do irmãozinho e a pandemia (com menos contato social) podem ter impactado o comportamento dele. A atenção dividida e a adaptação a uma nova rotina podem gerar insegurança, ciúmes e dificuldade em se autorregular; (3) Ambientes como a aula de inglês, com muitas crianças e estímulos, podem ser desafiadores para ele. A sobrecarga sensorial e a dificuldade de entender regras sociais podem intensificar a inquietação; Assim: (1) Evite punições severas e valorize estratégias de regulação, foque no reforço positivo, em vez de apenas repreender, elogie comportamentos adequados ; (2) Trabalhe com expectativas claras e previsíveis, explique as regras de maneira simples antes de ir para a escola ou igreja, o aprendizado ainda é muito pela imitação, repetição do que pela verdadeira compreensão; (3) Ajude-o a descarregar energia, crianças inquietas precisam de atividades físicas regulares; (4) Introduza momentos de calma, como leitura ou desenhos, para ajudar na transição entre atividade intensa e momentos que exigem concentração; (5) Trabalhe habilidades sociais e emocionais, leia livros que ensinem sobre emoções e como lidar com elas, como histórias sobre esperar a vez, pedir ajuda ou se acalmar; (6) Seja paciente com o tempo de adaptação, A interação com outras crianças é uma novidade para ele, esse processo de socialização leva tempo e, no início, pode ser mais caótico.
Se os comportamentos continuarem muito intensos e impactarem as rotinas familiares e escolares, é importante buscar uma avaliação com um especialista em neurodesenvolvimento infantil. Isso ajudará a entender melhor as necessidades dele e, se necessário, implementar estratégias específicas. Espero ter ajudado. Instagram @dr.gilson.carlos

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