Olá meu nome é Adriana, tenho um filho de 26 anos que tem cordoma no clivo , será que é possível faz

2 respostas
Olá meu nome é Adriana, tenho um filho de 26 anos que tem cordoma no clivo , será que é possível fazer um cirurgia para remoção do tumor
Dr. Vinicius  Henriques
Neurocirurgião
Duque de Caxias
Bom dia, tudo bom? Antes de definir se é possível ou não, é preciso avaliá-lo tanto com o exame clínico quanto com exames complementares. Se quiser, podemos agendar uma consulta presencial ou online. Será um prazer atendê-los!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá Adriana.

Sim, a cirurgia é possível e é o tratamento principal para o cordoma no clivo do seu filho. O clivo é um osso localizado na base do crânio, e embora seja uma região delicada, os avanços cirúrgicos tornaram o tratamento mais seguro e eficaz.

Como funciona o tratamento:
A cirurgia moderna para cordoma no clivo geralmente é feita por via endoscópica pelo nariz (chamada de abordagem endonasal endoscópica). Esta técnica é menos invasiva e permite que o cirurgião alcance o tumor sem precisar abrir o crânio. O objetivo é remover o máximo possível do tumor de forma segura.

Após a cirurgia, na maioria dos casos, é recomendado fazer radioterapia complementar (especialmente radioterapia com prótons, quando disponível) para controlar melhor o tumor e reduzir o risco de ele voltar.

Resultados esperados:
Os estudos mostram que cerca de 50-60% não apresentam crescimento do tumor após 5 anos de tratamento. Pacientes mais jovens, como seu filho, geralmente têm melhores resultados.

Próximos passos:
É fundamental que seu filho seja avaliado por uma equipe especializada em tumores da base do crânio, que inclui neurocirurgião, radioterapeuta e oncologista. Exames de imagem detalhados serão realizados e planejado o melhor tratamento para o caso específico dele.

Embora o cordoma seja um tumor desafiador, os tratamentos atuais oferecem boas perspectivas, especialmente quando o diagnóstico é feito cedo e o tratamento é realizado em centros especializados.

Especialistas

Gustavo Passos

Gustavo Passos

Neurocirurgião

Curitiba

Bruno Vieira Monteiro de Oliveira

Bruno Vieira Monteiro de Oliveira

Ortopedista - traumatologista

Serro

Beatriz Sartori

Beatriz Sartori

Neurocirurgião

Blumenau

José Odair Furlan De Mendonça

José Odair Furlan De Mendonça

Ortopedista - traumatologista

Santana de Parnaíba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Cordoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.