Olá, minha filha de 1 ano e 2 meses não aponta e não fala nada ainda. Ela entende comandos básicos,

2 respostas
Olá, minha filha de 1 ano e 2 meses não aponta e não fala nada ainda. Ela entende comandos básicos, é muito carinhoso e atenta ao ambiente, porém não tem apresentado comunicação ativa. Quando esta com alguma necessidade ela ou chora ou tenta obter o objeto sozinha. Outro detalhe é a falta de atenção em brincadeiras participativas. Devo me preocupar?
Olá! Entendo sua preocupação com o desenvolvimento da sua filha. É importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e atinge marcos de desenvolvimento em momentos diferentes. No entanto, é compreensível que você esteja buscando informações sobre o comportamento dela.

Aos 1 ano e 2 meses, é esperado que algumas crianças já apresentem algumas palavras ou gestos simples, como apontar, e comecem a experimentar a comunicação verbal. Porém, é importante ressaltar que o desenvolvimento da fala e da comunicação pode variar significativamente entre as crianças.

O fato de sua filha ainda não apontar ou falar não significa necessariamente que algo está errado, mas é importante ficar atento a outros aspectos do desenvolvimento dela. O fato de ela entender comandos básicos e ser carinhosa são sinais positivos de que ela está interagindo com o ambiente e demonstrando compreensão.

No entanto, a falta de comunicação ativa, a não participação em brincadeiras participativas e a preferência por resolver as necessidades de forma independente são aspectos que podem ser avaliados pelo pediatra ou especialista em desenvolvimento infantil.

Um acompanhamento médico e uma avaliação cuidadosa podem ajudar a identificar se há algum atraso no desenvolvimento da linguagem ou outras áreas. Caso haja alguma preocupação, o médico poderá encaminhar para uma avaliação mais aprofundada com um fonoaudiólogo ou outros profissionais especializados em desenvolvimento infantil.

É importante ressaltar que a intervenção precoce pode ser muito benéfica caso seja necessária, ajudando a apoiar o desenvolvimento da sua filha e a oferecer as estratégias e terapias adequadas para estimular a comunicação e o desenvolvimento geral.

Neste momento, continue interagindo com sua filha, estimulando-a com brincadeiras e oferecendo um ambiente rico em estímulos. Se você tiver alguma preocupação adicional, não hesite em conversar com o pediatra ou agendar uma teleconsulta para obter mais orientações e esclarecer suas dúvidas.

Lembre-se de que cada criança é única e o desenvolvimento ocorre em diferentes ritmos, por isso, é fundamental ter paciência e oferecer todo o suporte necessário. Estou aqui para ajudá-la no que for preciso. Cuide bem de sua filha e conte comigo para qualquer informação adicional que possa ser útil. Tenha um ótimo dia!

Compreendo sua angústia em observar o comportamento atípico para idade de sua filha. Estes sintomas podem remeter ao diagnóstico de TEA ( transtorno do espectro do autismo), bem como pode remeter a outras condições. É importante avaliarmos o padrão de comunicação da pequena, se ela balbucia também, se escuta, como é sua comunicação não verbal; avaliar a interação social, e as sutilezas deste comportamento, bem como avaliar a presença de padrão restrito e repetitivo de comportamentos.
Todo o desenvolvimento deve ser avaliado, bem como o exame físico. Estou a disposição se precisar, se tiver dúvidas e quiser marcar uma avaliação comigo! O mais importante é que quanto antes detectado alguma condição, devemos direcionar os cuidados para estimulação do desenvolvimento dela.