Olá! Minha filha de 11 anos está tendo uns sintomas psicológicos estranhos. Passou umas semanas recl

14 respostas
Olá! Minha filha de 11 anos está tendo uns sintomas psicológicos estranhos. Passou umas semanas reclamando que estava com a sensação de as mãos estarem mais pesadas ou maiores, mas não tinha nada e normalmente isso ocorria na hora de dormir. Agora que isto parou, ela está dizendo que sente agonia qua do olha para coisas com formato de retângulo e como quase tudo tem essa forma, fica difícil... É muito estranho. O que poderia ser?
Olá! É importante que sua filha receba uma avaliação médica completa para determinar a causa desses sintomas. Alguns sintomas psicológicos podem estar relacionados a problemas de saúde física subjacentes, por isso é importante descartar essa possibilidade.

Uma possível explicação para a sensação de mãos pesadas ou maiores é a ansiedade, pois pode afetar a percepção corporal. Quanto à sensação de agonia ao olhar para objetos com formato de retângulo, pode ser um sintoma de um transtorno de ansiedade, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). No entanto, apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso.

Recomendo que você leve sua filha a um psicólogo ou psiquiatra infantil para uma avaliação mais detalhada. Eles poderão fazer uma avaliação completa da saúde mental dela, identificar quaisquer problemas subjacentes e recomendar um tratamento adequado. Lembre-se de que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e é essencial procurar ajuda profissional para garantir o bem-estar de sua filha.

Olá! Seria interessante levá-la ao médico para descartar qualquer possibilidade de causa física para esses sintomas, com isso sendo confirmado, indico procurar um profissional psicólogo ou psiquiatra para entender melhor esses sintomas, como eles se desenvolverem, se persistiram ou intensificaram, como ela compreende esses sintomas para então aproximar de um diagnóstico e tratá-lo. Desejo boa sorte e que se cuidem!
Olá! O ideal seria buscar avaliação médica para descartar aspectos físicos, caso nada seja diagnosticado, então procure uma avaliação psicológica para assim entenderem o que se passa internamente e mentalmente com a sua filha; a psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento e poderá contribuir neste momento.
Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraços
Olá, é sempre importante fazer uma consulta médica para ter certeza de que está tudo bem com a saúde. Às vezes alguma disfunção pode se manifestar através dessa percepção diferente que ela tem tido. Fora isso, um psicólogo infantil pode explorar melhor com ela sobre o que tem sentido e percebido.
Há a possibilidade dessas coisas terem relação com a idade e as alterações que vem com isso, ela está num período caminhando para a adolescência, onde ocorrem mais mudanças de percepção sobre o próprio corpo e sobre como ela percebe o ambiente. De qualquer forma a opinião de um bom profissional vai te dar um norte para ter mais segurança. Boa sorte!
Além da consulta médica para ver se há sintomas biológicos, ela está na pré puberdade, e nessa fase de mudanças hormonais e fisiológicas, podem ocorrer transtornos da imagem corporal; ou seja, ela não é criança, nem adulta, nem adolescente e está em plena transformações. Por sermos seres holisticos, ou seja: mente, corpo e emoções interagem e retratam uns aos outros, essas mudanças hormonais aparecem nas sensações e visão. Leve-a a sério, porém, procure não demonstrar grande preocupação para que ela compreenda que nessa fase isso pode ser comum. E conte a ela sobre isso que você leu aqui, isso irá tranquiliza-la,
Um abraço,
Lea
Olá! Sugiro que agende uma consulta com um Psicólogo infantil para que ela possa ser avaliada.
Olá! Procure um bom neurologista.
Olá! Sim, parece tudo muito estranho, não? Imagino como você deve estar assustado (a) com esses sintomas. Fiquei pensando se sua filha não apresentou nenhum outro sintoma, se houve algum acontecimento importante na mesma época de surgimento do que você relatou, etc. É que, para fazer uma avaliação mais precisa, é importante ter mais informações. Sugiro que você a leve primeiro a um neurologista, para verificar se há alguma questão mais orgânica. Depois, leve a um psicólogo infantil, para avaliar questões psicológicas. Não tenha vergonha de pedir ajuda e de relatar os sintomas. Às vezes achamos que alguns sintomas são muito estranhos e algumas pessoas podem até achar que é bobagem, que sua filha está querendo chamar atenção ou outras coisas. Não acredite nisso. Acredite que sua filha está sofrendo e precisa ser cuidada. Boa sorte!
Oi! Te sugiro um passo a passo, leva-la a um neurologista pra verificar a parte orgânica, se está tudo bem e depois uma psicóloga infantil para fazer um acompanhamento do desenvolvimento dela e pra ser possível fazer uma avaliação do que pode estar acontecendo. Com certeza tudo isso trará um apoio para a família.
Estou a disposição! Sou psicóloga infantil, também!
Abraço!
Parece senso percepção alterada. Sugiro avaliação com psicólogo para eliminar hipóteses, integrando com consulta de especialistas a definir, de acordo com os resultados.
Olá! Agende uma consulta com um Psicólogo infantil, ela será avaliada corretamente.
Olá, imagino sua preocupação, mas sua filha precisa de acompanhamento para compreender essas sensações e fazer investigações tanto orgânicas como psicológicas. O apoio psicológico é muito importante neste momento para apoiá-la na compreensão dos sintomas e desse momento de vida que é tão desafiador para crianças e pré-púberes. Abraço
Olá. Aos 11 anos muitas transformações estão acontecendo na vida dela, tanto a nível subjetivo, psicológico como também nas relações dela com o mundo e as pessoas a sua volta. A entrada na adolescência sempre vem acompanhada de muitas questões, medos, curiosidades e alguns descompassos quanto ao que se apresenta no corpo e também na psiquê. Oferecer a ela um espaço seguro onde todas essas questões possam emergir de uma forma preservada, sigilosa e acolhidas por um profissional de escuta qualificada certamente irá ajudar muito a diminuir esses sintomas. Procure um profissional de sua confiança.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá!

Sugiro que você a leve para uma consulta médica para descartar qualquer hipótese de cunho fisiológico. Além disso, também considero interessante buscar por atendimento com um psicólogo infantil.

Se tiver mais dúvidas, fico a disposição para orientá-la. :)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 80