Olá! Minha filha tem 1 ano e 8 meses, e os olhos continuam lacrimejando. É recomendado fazer a sondagem

3 respostas
Olá! Minha filha tem 1 ano e 8 meses, e os olhos continuam lacrimejando. É recomendado fazer a sondagem das vias lacrimais mesmo já tendo passado de 1 ano?
Olá! A obstrução congênita as vias lacrimais é algo bastante frequente que pode acometer até 40% das crianças durante o primeiro ano de vida! Mais de 90% melhoram sozinhas sem intervenção até o primeiro ano. Agora se não melhorou até o primeiro ano, está indicado a sondagem de vias lacrimais. Então, no seu caso, está correta a conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sondagem das vias lacrimais em casos suspeitos de obstrução congênita da via lacrimal baixa é indicada geralmente após o primeiro ano de vida, caso a massagem não tenha apresentado melhora no quadro de lacrimejamento.
Há estudos que mostram que até os 3 anos de idade, é possível realizar o procedimento de maneira segura, porém a cada ano, a taxa de sucesso na tentativa de solucionar a obstrução diminuiu.
Portanto, após uma avaliação clínica especializada, provavelmente será indicada a sondagem.
Em geral os casos de obstrução de vias lacrimais tendem a resolução espontânea de 6meses a 1ano, a partir desse momento , apesar de massagem adequada, há persistência do lacrimejamento, uma avaliação minuciosa da via lacrimal e/ou sondagem estão indicadas com especialista na área

Especialistas

Dayane Issaho

Dayane Issaho

Oftalmologista

Curitiba

Agendar uma visita
Luciano Gonçalves

Luciano Gonçalves

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Sondagem Das Vias Lacrimais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.