Olá ! Minha mae foi diagnosticada com depressão a 3 anos e o medico receitou a ela Quetiapina 25mg,

10 respostas
Olá ! Minha mae foi diagnosticada com depressão a 3 anos e o medico receitou a ela Quetiapina 25mg, Haloperidol 5mg, e Bromazepan 5mg, para o tratamento .
com o uso a muito tempo a pessoa pode afetar a consciencia , sono excessivo, humor ?
Todo tratamento com medicações psiquiátricas tem que passar por reavaliacoes pelo menos de 90-90 dias pois o efeito terapêutico e efeito colateral mudam conforme o tempo passa. Dependendo da idade, as medicações listadas acima podem causar sim rebaixamento do nível de consciência, sonolência e ate humor mais deprimido. não é possível avaliar o caso por aqui, mas se faz necessário perguntar ao medico assistente se o diagnostico é realmente o que a senhor(a). O bromazepam atualmente deve ser evitado em uso continuo, a não ser que haja uma justificativa muito forte para mante-lo. Logo, uma nova consulta ou uma outra opinião medica sobre o tratamento se faz necessário.

Me parece que você está enganado em relação ao diagnóstico de sua mãe. Ela não utiliza antidepressivo e sim antipsicótico (Haldol), ansiolítico (bromazepan) e indutor do sono (quetiapina na dosagem de 25 mg). Nestas dosagens não ocorrem efeitos colaterais significativos.
Olá. Sugiro que o diagnóstico e o acompanhamento de tratamento sejam em sua presença ou de outro familiar. Digo isso pois às vezes, até pela vulnerabilidade emocional possível no momento no qual alguém busca auxílio psiquiátrico, pode ser difícil para o cliente entender com clareza seu diagnóstico ou até ter dificuldade de admiti-lo para alguém.

É possível também que haja outro diagnóstico a ser investigado.
A quetiapina é uma medicação antipsicótica e estabilizadora do humor, sendo usada em psicoses como a esquizofrenia, o transtorno delirante, o transtorno esquizo-afetivo e no transtorno bipolar. Na depressão, é droga de primeira escolha apenas na depressão bipolar.

O haloperidol é uma medicação antipsicótica, utilizada em transtornos como a esquizofrenia, o transtorno esquizo-afetivo, o transtorno delirante, a depressão e a mania psicóticos. Atualmente, é bem menos utilizado, pois existem remédios mais modernos, com menos efeitos colaterais.

O bromazepam é uma droga contra ansiedade e raramente utilizada para insônia - não é uma medicação para depressão. Seu uso deve ser, em geral, por poucas semanas, por causa de seus efeitos colaterais. Em geral, deve ser evitada em pessoas acima dos sessenta anos.

Se for depressão, apenas, o tratamento é bastante incomum. Confirme com o(a) psiquiatra dela se ela realmente tem apenas depressão. Se ele(a) confirmar, peça uma segunda opinião.
Como já dito fundamental o acompanhamento do paciente, é importante o acompanhamento da terapia tb nao so ao paciente como tb de seus familiares, para poder ajuda-la.
Att.
Eduardo.
A interação da medicação e a psicoterapia pode gerar excelentes resultados no tratamento da sua mãe. Grande Abraço!
Olá! O profissional mais indicado para orientar a respeito da medicação é o psiquiatra. Seria interessante retornar à consulta e expor a situação para ele, para ver qual será a orientação. Cabe informar, que nos casos de depressão, além da medicação, quando é o caso, é essencial o acompanhamento de psicólogo(a). Desejo melhoras à sua mãe!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Alguns pacientes que atendo que usam Quetiapina relatam uma deficiência no armazenamento da memória, ou seja não conseguem realizar algumas tarefas que exigem mais atenção. É importante o acompanhamento do psicólogo juntamente com o psiquiatra. Sendo assim sempre que observarem alterações o psiquiatra deve ser contatado.
Remédios terão efeitos colaterais e a análise do custo/benefício será feita pelo médico. Aqui já foram feitas algumas recomendações. Acrescente apenas a importância de ajudar sua mãe a ter um estilo de vida que ajude no quadro:
1.Ajude-a a fazer atividades físicas, de preferência pela manhã e ao ar livre.
2.Faça uma lista de atividades prazerosas e significativas que ela costumava fazer e ajude-a a se engajar nelas
3.Ficar atento(a) à qualidade do sono. Pesquise sobre higiene do sono
4.Não cobre, não critique, tente realizar os itens anteriores com postura compassiva e estimulante.
5.Tenha paciência e não levar para o lado pessoal. Cumprir os intens anteriores pode ser bastante desafiante, a pessoa pode recusar, pode punir suas tentativas, até mesmo te ofender. Entenda que isso faz parte da doença.
6.Perdoe a si e à sua mãe pelos excessos. Ambos terão que aprender a lidar com a doença, você também é humano(a) e pode perder a paciencia, agir de maneira rispida, assim como ela.
Para mais dicas, fique a vontade para entrar em contato comigo. Abraço
Boa noite, os psiquiatras e meus colegas já deram bastantes explicações sobre os medicamentos e como precisa reavalia-los, o que preciso sublinhar é a oportunidade de frequentar uma psicoterapia, da sua pergunta percebi que não pensaram em faze-la, ao contrario iria ajudar muito a adquirir mais consciência de se e de suas necessidades de cura. É sábio quando se necessita de medicamento psiquiátricos para se equilibrar emocionalmente procurar um psicologo/a alem do psiquiatra. Nao se pode confiar toda cura aos medicamentos!!