Olá, minha pergunta me parece muito banal mas nunca consigo respondê-la sozinho ou com ajuda. Como

12 respostas
Olá, minha pergunta me parece muito banal mas nunca consigo respondê-la sozinho ou com ajuda. Como sei que preciso de ajuda/orientação psicológica?
Quando algumas questões em sua vida parecem não estar se "encaixando", pode ser o momento ideal de se buscar ajuda ajuda profissional . Este o ajudará a buscar respostas para questões que talvez nao
esteja conseguindo lidar, trazendo-lhe o equilíbrio entre saúde física e mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ajuda psicológica vale a pena para pessoas que estão enfrentando problemas emocionais ou algum transtorno mental.
Se tem algo que te traz angústia, que atrapalha o desenvolvimento da sua vida pessoal ou profissional, se percebe dificuldade nos relacionamentos, é bem provável que seja interessante conversar com um psicólogo. Ouvindo suas questões o profissional vai poder te orientar quanto a necessidade de você fazer uma psicoterapia ou análise.
Olá. A terapia é algo muito importante, é um momento único, onde você vai expor tudo aquilo que esteja lhe gerando angústia, ou que talvez não consiga lidar sozinho. Mas precisa estar preparado e disposto a fazer terapia, pois assim o resultado será mais eficaz. Se estás na dúvida deve se ir ao psicólogo para entender mais sobre o que está gerando está dúvida. Fico a disposição!
Embora muitas pessoas associem a psicoterapia com as psicopatologias, a verdade é que ele não se limita a isso. Na psicoterapia exite espaço para se abordar assuntos íntimos de qualquer natureza e as demandas são bastante variadas. Em minha experiência algumas das motivações frequentes para se procurar a ajuda de um psicólogo são: desejo de buscar e trilhar caminhos diferentes; busca pelo autoconhecimento; desejo de melhorar a qualidade de vida; apoio em dificuldades de ordem conjugal, familiar, acadêmica ou profissional; conflitos de ordem afetivo-sexual; autoestima comprometida e inseguranças de diversos tipos etc.
Acho que o simples fato de ter dúvidas se precisa ou não de ajuda psicológica já justifica marcar uma entrevista, para junto com o profissional avaliar as suas demandas.
Olá! A psicoterapia é recomendada para todas as pessoas e em algumas situações ela é indispensável, principalmente quando se está angustiado, confuso e em qualquer situação de sofrimento não só emocional, mas físico também, pois muitas das vezes expressamos aquilo que sentimos por meio de sintomas físicos.
Quando você perceber que a forma como está lidando com os conflitos e dificuldades relacionais estão te trazendo mais ônus do que bônus , o tratamento psicológico te auxilia na maneira como você se percebe e consequentemente percebe os outros e o meio no qual está inserido.
Se existe algo na sua vida que incomoda, recomenda-se procurar auxílio de um psicólogo. Geralmente as pessoas procuram esse profissional quando enfrentam alguma dificuldade na vida, seja profissional ou de relacionamento, ou ainda quando manifestam algum sentimento de tristeza, desânimo, raiva, que não conseguem lidar. Os motivos para procurar o psicólogo são bem variados. No entanto, para procurá-lo não é preciso ter alguma dificuldade, nem buscá-lo somente em situações extremas, como muitos ainda acreditam. Cada vez mais as pessoas têm percebido que podem se beneficiar da psicologia enquanto meio de prevenção, o que é essencial quando falamos em saúde, o que inclui também a saúde mental.
Olá, a ajuda psicoterápica se faz necessária qdo esta causando sofrimento pessoal, ocupacional e relacional. No entanto, é um espaço potencial pra poder se conhecer, refletir sobre a sua vida. Dessa forma, levando a uma avaliação do que necessita. Att. Psicóloga Cristina
Olá. Primeiramente gostaria de dizer que não considero sua pergunta banal. Ainda é uma dúvida geral sobre o papel do psicólogo e quando procurar este profissional. A psicoterapia tem a principal função de auxiliar a vislumbrar novas possibilidades, enxergar o que me faz mal e o porque aquilo me afeta. Um acompanhamento psicológico geralmente começa em momentos de dúvida, confusão, tristeza ou alguma dificuldade, seja qual for a intensidade, mas pode ser iniciado a qualquer momento.
Espero ter sido clara e fico à disposição se tiver mais alguma dúvida sobre o processo terapêutico.
Olá
Você precisa de ajuda de um profissional de psicologia quando você está sofrendo, com baixa auto-estima, insatisfeito e isso está prejudicando a sua qualidade de vida. Porém, também pode ser uma ferramenta útil, se você quer simplesmente se conhecer melhor e entender seus sentimentos e comportamentos.
Tente fazer, com certeza você vai gostar e extrair vários benefícios.
Boa sorte
Olá! Quando você já tentou resolver ou lidar com situações de todas as formas, mas não conseguiu. E isso lhe causou sérios prejuízos. Com impacto na sua vida com relação a você mesmo, a você e o outro e sua visão de mundo se torna assustadora. Entre outros.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.