Olá, minha psicóloga durante as sessões fica olhando o celular a todo momento, por vezes atende o ce

23 respostas
Olá, minha psicóloga durante as sessões fica olhando o celular a todo momento, por vezes atende o celular, responde mensagens durante a minha sessão, e já aconteceu várias vezes, não foi um caso isolado. Sinto que ela não está de fato me ouvindo, pois por vezes tenho que me repetir. O que posso fazer nessa situação, trocar de psicóloga seria o mais indicado?
Não é normal o profissional mexer o tempo todo no celular durante a consulta. Você pode falar sobre qualquer coisa com a sua psicóloga, inclusive sobre isso. Expressar que você não se sente confortável com esse comportamento. Mas se isso permanecer e você sentir vontade, você pode buscar outra psicóloga sim. A psicoterapia é um momento seu, para você se sentir confortável e acolhido!

Se você se sente desconfortável e não se sente ouvido durante as sessões com sua psicóloga, pode ser uma boa ideia considerar a possibilidade de trocar de profissional. É importante ter um terapeuta em quem você confie e que esteja totalmente presente durante as sessões. Você tem o direito de buscar um profissional que atenda às suas necessidades.
Olha, isto realmente não é algo que uma profissional deveria estar fazendo. Deve ser um momento onde a atenção é voltada somente ao momento, tanto pela terapeuta quanto pelo paciente. Acredito que isso deveria ser algo trazido por você para a sessão, justamente por estar te incomodando. Este deve ser um espaço livre para trazer suas inquietações, mesmo aquelas que envolvem a psicoterapeuta. Agora, se for de seu desejo, pode sim buscar encerrar o processo com ela, e buscar uma profissional que ajude a sentir-se mais acolhido. Espero ter ajudado!
Olá! Aconselho que converse com ela, avalie o quanto isso afeta a relação de vocês e após o diálogo procure perceber o quanto se sente confortável de permanecer nesse processo terapêutico, mas não deixe de pontuar esse incômodo para a profissional, pois a sessão deve ser o seu espaço de escuta e acolhimento.
Olá, lamento muito que isso esteja acontecendo, imagino os sentimentos ruins que esse comportamento inadequado por parte dela deve causar a você. Nós psicólogos temos um código de ética a seguir e de fato me parece que esse não é um comportamento ético. Uma saída seria você relatar essa situação para ela, afinal esse espaço e é importante estar em uma relação terapêutica que seja boa para você. Porém eu compreendo que pode ser muito difícil verbalizar certas coisas e caso você não se sinta à vontade, é um direito seu buscar por profissionais que possam te acolher de uma maneira mais genuína e empática.
É importante que você se sinta ouvido e respeitado durante as sessões de terapia.
Sugiro falar diretamente com sua psicóloga sobre como se sente em relação ao uso do celular durante as sessões.
Com base na resposta da sua psicóloga, avalie se a situação melhora. Se ela reconhecer o problema e tomar medidas para corrigi-lo, você pode optar por continuar com ela. Se, apesar de suas preocupações, o comportamento persistir e você não se sentir ouvido e respeitado, pode ser apropriado procurar outro psicólogo.
É algo que já vem acontecendo de forma recorrente? Se sim, vale conversar isso a ela na próxima sessão e relatar a ela o seu incômodo. Mas caso não se sinta confortável, vale procurar outro profissional sim, não é nada ético ter esse tipo de atitude durante o momento da sessão.
Olá, você pode conversar com ela sobre como lhe incomoda essa situação e pedir o que você deseja que ela faça, ou pode trocar diretamente de profissional. Abraço.
Olá! Lamento que você esteja passando por essa situação. Sim, entendo ser indicado você procurar outra profissional, que esteja atenta à escuta do que você traz. O espaço analítico é uma posição ética e não pode ser tratado desse forma. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Olá. Lamento por isso, os psicólogos devem estar sempre atentos ao paciente a todo momento, mostrando empatia e conhecimento. Analisando tanto suas palavras como seus comportamentos, para que assim vocês atinjam uma melhor qualidade no processo terapêuticos juntos.
Toda vitória de um paciente é uma vitória ainda maior para o psicólogo.
Olá, eu conversaria com ela sobre isso se você gosta dela e acha que ela está te ajudando. Que você não está se sentindo ouvido e que esse comportamento lhe incomoda.
É importante que você se sinta acolhido e que a escuta seja profissional. Se o Psicólogo(a) fica utilizando o celular durante as sessões, o vínculo com você se torna prejudicado e sua atitude será de se afastar, pois acaba sentido que não está sendo visto ou mesmo ouvido em suas questões. E com a quebra da confiança, o tratamento não evolui. Você pode pontuar o que o incomoda ou escolher outro profissional com quem se sinta confortável.
Olá! Uma boa psicóloga estará 100% presente com você durante as suas sessões, pegar ou mexer no celular não é um bom sinal de que você está sendo cuidado da forma que você merece. Sugiro que procure outra profissional que você se identifique e se sinta acolhido. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá, boa noite!

É um comportamento inadequado, sua sessão é um tempo reservado completamente a você, então é incomum que existam interferências nesse sentido, pois, é uma relação que envolve muitas questões emocionais, mas tambem é uma relação profissional.
Como é mais uma de suas relações e tecnicamente você pode levar qualquer assunto para a sessão, se sentir que é algo ok pra ti, você pode escolher se deseja continuar com essa profissional e sinalizar para ela esse incomodo, que deseja manter a relação mas não dessa forma, ou sim, a troca por outra (o) Psi, para que você possa se sentir melhor ouvido, visto e acolhido.
Já conversou com sua psicóloga sobre o seu incômodo? Fala para ela como você se sente nesses momentos, seus sentimentos são importantes, não seria um bom momento de se posicionar e colocar limites?
Olá! Um dos fatores determinantes para o andamento satisfatório de um processo terapêutico é o desenvolvimento de um bom vínculo entre o paciente e o terapeuta. Se a profissional que te atende fica com frequência ao celular isso certamente comprometer o vínculo entre vocês e consequentemente, a qualidade do atendimento. É importante dar atenção e acolhimento a tudo o que o paciente traz para a sessão. Sugiro que você converse com sua psicóloga sobre isso e, caso o comportamento dela continue, pode ser melhor para você procurar outro profissional.
Eu entendo que você está passando por uma situação difícil com a sua psicóloga e que se sente desvalorizado e ignorado por ela. Eu quero que saiba que você não está errado em se sentir assim e que você merece ser tratado com respeito e atenção.

A relação entre o psicólogo e o paciente é muito importante para o sucesso da psicoterapia. É preciso que haja confiança, empatia e compromisso de ambas as partes. O psicólogo deve oferecer um espaço acolhedor, seguro e sigiloso para o paciente, onde ele possa falar sobre os seus problemas, sentimentos e expectativas. O psicólogo também deve estar presente, interessado e envolvido com o processo terapêutico do paciente, buscando compreender, orientar e ajudar o paciente a alcançar os seus objetivos.

Se você está insatisfeito com a sua psicóloga e sente que ela não está te ouvindo, te respeitando ou te ajudando, eu sugiro que tente conversar com ela sobre o que está te incomodando e como isso está afetando a sua terapia. Você pode expressar os seus sentimentos, as suas necessidades e as suas expectativas em relação à psicóloga e à psicoterapia, e pedir que ela mude a sua postura e o seu comportamento. Você pode tentar estabelecer um acordo com a sua psicóloga sobre o uso do celular durante as sessões, como por exemplo, pedir que ela desligue ou silencie o celular, ou que ela só atenda ou responda em casos de emergência. Você pode também solicitar que ela compense o tempo perdido ou interrompido por causa do celular, ou que ela reduza o valor da sessão proporcionalmente ao tempo gasto com o celular.

A conversa é a base para a resolução da problemática, pois pode esclarecer as dúvidas, os mal-entendidos e os conflitos que possam existir entre você e a sua psicóloga. A conversa também pode fortalecer o vínculo, a confiança e a satisfação entre você e a sua psicóloga, melhorando a qualidade e a eficácia da psicoterapia. A conversa pode ser uma oportunidade para você e a sua psicóloga se conhecerem melhor, se entenderem melhor e se ajustarem melhor às necessidades e aos objetivos de cada um.

Espero ter ajudado, Abraços!
É totalmente compreensível que você se sinta desconfortável nessa situação, uma vez que a atenção do terapeuta é crucial para um tratamento eficaz. Sugiro escolher um momento apropriado para compartilhar suas preocupações sobre a atenção dela durante as sessões. Pode também indagar sobre a política em relação ao uso de celular e interrupções para entender melhor essa dinâmica. O feedback do paciente também faz parte da psicoterapia!
Compreender as razões por trás desse comportamento pode fornecer mais clareza à situação. Observe como a psicóloga responde às suas preocupações; se ela demonstrar compreensão e estiver disposta a fazer ajustes, é possível que a questão seja resolvida. Caso decida trocar, sugiro pesquisar outros profissionais, verificando as avaliações de outros pacientes para assegurar que a transição seja para um profissional mais alinhado com suas expectativas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá! Lamento sua experiência. O espaço terapêutico é seu. Então, aproveite pra dizer ao profissional como você se sente com o comportamento que ela apresenta. Se ainda assim, nada mudar, busque por outro profissional. Repito, o espaço terapêutico é seu, isto é, um momento em que toda a atenção, escuta, acolhimento, aconselhamento são direcionados à você. Você MERECE o melhor atendimento! Abraços.
No momento do atendimento, o psicólogo deve estar 100% focado no paciente, em ocasiões raras, pode acontecer porque o profissional pode estar com um problema pessoal grave mas como você disse que é um hábito, recomendo que fale com ela e caso não resolva, procure outro profissional.
Toda relação é um espelhamento, e espelhar-se faz parte do autoconhecimento. Deixar a terapeuta ou não, é uma escolha sua, porém, leve consigo o aprendizado das relações sempre - dela e de outros, refletindo sobre as questões desconfortáveis que desdobram o estado da sua consciência, elevando e ampliando (perceba as recorrências, o que se repete nas diferentes situações e circunstâncias). Talvez você já tenha ouvido falar que a vida é um eco... então, veja aonde não está presente o suficiente também... como Jung mesmo diz: aquilo que reprovamos nos outros, o que nos irrita profundamente, pode nos levar a maior compreensão de nós mesmos. Entre erros e acertos há muitos pontos de vista e cada um está em uma posição diferente, agregando de alguma forma. Passe na "peneira", tire os excessos das percepções e fique com a essência de todas as coisas... e pondera, reflete e observa dentro do seu sentir, pensar e agir, o que contribui para sua vida!
Ah, e sim, seu posicionamento te levará ao protagonismo da sua vida. No final das contas tudo é aprendizado e todos estamos aqui como aprendizes. Então... permita ser!
Se, excetuando isso que ela faz; você sente muita confiança nela, sente que o que ela diz faz muito sentido, sente que se desenvolve de modo geral, pode até considerar em continuar, caso contrário não me parece interessante.
Olá!
Espero encontrá-lo bem!
Durante a sessão de terapia o profissional deve estar com sua energia voltada para seu paciente, não sendo viável o desvio da atenção como em seu relato. Sugiro, primeiro, conversar com sua terapeuta e falar sobre esse sentimento. O diálogo e a transparência nesta relação, são muito importantes.
Boa sorte!