Olá!, necessidade de fazer tudo acompanhado de alguém.. E se não tiver alguma pessoa para estar junt

14 respostas
Olá!, necessidade de fazer tudo acompanhado de alguém.. E se não tiver alguma pessoa para estar junto me sinto frustrado e que estou fazendo tudo errado. Não conseguir tomar iniciativa por medo e vergonha de estar errando, como posso chamar isso?
Caríssimo, a insegurança é um sentimento caracterizado pelo mal-estar generalizado, ansiedade ou nervosismo associado à percepção negativa de si mesmo. A pessoa insegura se enxerga como inexperiente, inábil, vulnerável e fraca. Pessoas inseguras convivem lado a lado com o medo. Medo intenso de falhar e de não corresponder às expectativas dos outros, seja do parceiro, do pai, do chefe ou de qualquer outra pessoa. Em contrapartida, é interessante pensarmos que a insegurança é algo inerente ao ser humano e, quando em níveis normais, pode ser muito útil. O indivíduo inseguro possui uma personalidade controladora por se sentir ameaçado por outras pessoas, ele quer agredir de alguma forma. Assim, descarrega suas frustrações sobre os outros. Em termos gerais, a vida exige muito esforço, persistência, firmeza, tolerância e resiliência para lidarmos com a frustração. Você é especialista na sua dor, vejo que você busca nomear esse sintoma, mas indico a ti fazer análise, conheça-te, um fraterno abraço.

Olá! Normalmente quando estamos com outros nos sentimos mais seguros, há a sensação de que se der algo errado o outro pode resolver por nós ou conosco. O medo de falhar acaba levando a pessoa a encontrar formas de fazer as coisas reduzindo esse risco, mas nem sempre a forma encontrada é a mais eficaz, quando somente com outros o indivíduo se sente capaz de fazer as coisas e o outro nem sempre pode estar por perto, todas as sensações e emoções vêm à tona e a atividade se torna um fardo e fonte de frustrações já que a segurança encontrada não está lá. É preciso voltar-se para si e entender o que falhar significa para você e ressignificar, desenvolvendo também suas habilidades, e acredito que o processo terapêutico com um psicólogo seja o melhor caminho para entender, nomear e lidar com tudo isso. Espero ter ajudado!
Não posso pensar num nome desta sua atitude. Mas ela é bastante comum. O que é menos comum é que a presencia de outra pessoa lhe alivia. Só que para ela, se for sempre a mesma, deve ser um cargo pesado. A sua disposição se pode chamar de timidez ou inibição e provavelmente tem a ver com uma educação autoritária ou pelo menos restritiva com falta de oportunidade para desenvolver uma personalidade suficientemente auto confiante. Isto, você ainda pode fazer com ajuda profissional na área da psicoterapia humanista ou psicanalista, ou seja a través da fala. É um processo bastante longo, mas vale a pena.
Olá! A insegurança, o medo de errar, medo do fracasso e até do julgamento parecem estar presentes em seu relato. A psicoterapia pode ajudar a se conhecer, entender o motivo desses sentimentos, que podem estar associados ao perfeccionismo, autocobrança. Você cobra muito? Não pode errar? Sente vergonha por qual motivo e em quais situações? Enfim, são questões que podem ser respondidas e refletidas na psicoterapia. Procure um psicólogo.
Esse sentimento pode ser chamado de insegurança, medo de errar, por sentir que não vai conseguir e não se sentir capaz. A terapia pode te ajudar a buscar autonomia, fortalecendo sua autoestima. Te ajudar a buscar um processo de individuação, te ajudando a ser um individuo capaz de realizações, tanto de acertos quanto a aceitar mais os erros. Te ajuda a lidar melhor com os seus sentimentos. Te convido a fazer terapia.
Entendo que tem a ver com a ansiedade de não conseguir, de não dar conta... Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá. Espero que esteja bem.
Pelo seu relato é evidente que a crença de que não é capaz está presente e isso gera essa insegurança, medo de errar.
O ideal é que busque acompanhamento psicológico para trabalhar essas crenças e consequentemente os pensamentos, sentimentos e comportamentos associados. Ainda mais, se tudo isso está lhe gerando sofrimento e incômodo.
Fico à disposição.
Pelo seu relato provavelmente você tem dependência nos outros e isso pode ser muito ruim para seu desenvolvimento!
Quanto mais você evitar fazer as coisas por si só mais medo terá de errar.
Quando uma pessoa se torna independente não significa que ela precise fazer e escolher tudo sozinha, mas que caso seja necessário isso não fará se sentir desconfortável!
Procure por psicoterapia para te ajudar! Fico à disposição
Olá, provavelmente seu comportamento está relacionado a dependência emocional, mas o correto é marcar uma consulta com um Psicólogo para que possa ser feita uma avaliação !
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição
Me parece uma co-dependência, ou seja depender do outro para estar junto e para se sentir completo.

A dependência geralmente se manifesta por meio de uma baixa autoestima e de falta de confiança em si mesmo ou mesmo projetar no outro alguma falta sua com a expectativa de que o outro irá supri-la.

O medo de ser rejeitado ou de ficar sozinho é algo acentuado.

Em função disso, a co-dependência emocional pode ter comportamentos abusivos, e manipulador para não sentir essa dor ou um suposto trauma.

O mais importante é construir um caminho de autoconhecimento, de amor próprio, perceber os gatilhos que desencadeiam determinados comportamentos.

Além disso, é crucial desenvolver a autoconfiança e a autoestima, algo que exige esforço e dedicação.
Olá, parece ser um quadro de transtorno de ansiedade, porém, é necessário entender em quais contextos ocorre, para um diagnóstico mais preciso.
Podemos descrever como dependência emocional ou falta de autonomia. É comum em pessoas que têm baixa autoestima e insegurança, e pode ser trabalhada através de terapia, autoconhecimento e prática de atividades independentes. Importante incentivar a pessoa a desenvolver habilidades de resolução de problemas e encorajá-la a tomar decisões e agir por conta própria, com apoio e orientação adequados.Sempre `a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Oiê, apesar de pouca informação posso pensar em medo de fracassar, de não ser suficiente. Naturalmente isto gera ansiedade e tristeza. Quanto mais tempo a pessoa sente tudo isso, mais estes pensamentos disfuncionais se cristalizam e parecem ser verdadeiros e o comportamento vai sendo consequência disso. Veja, se penso não sei fazer esta conta, nem tento fazer a conta. Então, da mesma forma que criei pensamentos disfuncionais posso criar pensamentos funcionais ao mesmo tempo que desenvolvo habilidades para resolver estas questões. Ou seja, vou a um professor e aprendo a resolver a conta...e aí penso... se aprendi esta posso aprender outras... minha autoconfiança melhora na mesma medida que meus pensamentos disfuncionais começam a mudar. Esta é uma estratégia da Terapia cognitiva comportamental. Caso queira maior esclarecimento pode me procurar no chat, estou a sua disposição. Espero que fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!