Olá, o que pode ser sentir que as coisas não reais, no meu caso, no início desses sintomas, eu comec

17 respostas
Olá, o que pode ser sentir que as coisas não reais, no meu caso, no início desses sintomas, eu comecei a sentir tudo irreal, e depois, parecia que tudo fosse 3D ou coisas de mentira, tipo, os móveis de casa, são móveis de brinquedo, como se fosse um mundinho. Tratamento?
Sentimentos passageiros de "não realidade" são relativamente comuns e não são necessariamente um motivo de preocupação. Mas se essas sensações estiverem de modo contínuo ou trazendo grave distorção em sua volta, pode ser um sinal de transtorno de despersonalização / desrealização. O tratamento geralmente é psicoterapia, em casos severos, uso de medicação.

Essas sensações, se passageiras, são comuns, são o que chamamos de um fenômeno psíquico, eles envolvem, de uma certa forma, uma alteração no estado de consciência, mas de forma mais suave, sendo muitas vezes é uma "sensação". Você fala em início de sintomas, o que me faz pensar que está acontecendo de forma recorrente e que há outros sintomas também. Se estiver trazendo prejuízos ou trazendo incomodo o suficiente para querer entender mais, minha orientação é fazer consulta com psicólogo.
Olá, eu imagino que não seja um momento fácil para você e espero que tudo fique bem logo! É válido avaliar esses sintomas mencionados, se passageiros podem ser considerados "comuns", mas se a permanência dos sintomas for a logo prazo (meses) é importante buscar por um médico (com preferência nos especialistas: neurologista, psiquiatra) eles podem te auxiliar na avaliação dos sintomas mencionados e na investigação do mesmo, assim como é de suma importância a procura por um profissional da área da psicologia que possa te auxiliar e avaliar o andamento desse caso e também no manejo de ferramentas que possam de alguma forma contribuir para a diminuição dos sintomas. Espero que fique bem e me coloco a disposição no que for necessário.
Olá,
Como meus colegas mencionaram, essa distorção da realidade pode ser temporária, e não é incomum. Porém, é preciso entender como isso te afeta, de que forma você reage a esse processo. Sugiro que você procure ajude de psicoterapia. O autoconhecimento e o aprofundamento nas questões que nos atravessam como seres humanos ( e todos temos muitas), pode ser uma ferramenta potente para te ajudar nesses momentos e evitar que se repitam. E, ainda que se repitam, você tenha autossuporte para lidar com eles. Boa sorte!
Boa tarde, essas sensações que você vem sentindo devem sim ser investigados. Muitas vezes vem de uma ansiedade intensa, mas busque um profissional para podem conversar mais com você e explorar tudo isso melhor! Como uma colega acima relatou é muito comum em quadros de despersonalização. Abraços
Olá! Sugiro que vc busque acompanhamento profissional para uma avaliação precisa. Isso pode acontecer em alguns quadros, mas necessita ser analisado. Pode ser necessário acompanhamento também de psiquiatra. Busque orientação profissional. Um abraço! Fique bem!
O transtorno de despersonalização pode desaparecer sem tratamento, entretanto, a pessoa recebe tratamento apenas se o transtorno persistir, recorrer ou causar angústia. A psicoterapia vem com ótimos resultados, atualmente.
Olá! Observe a quanto tempo está assim. Se recorrente ou não, estado depressivo, alteração do humor, procure fazer uma investigação mais aprofundada com especialista. Inicie revisão e acompanhamento psicoterapêutico. Até para avaliar se precisa atendimento multidisciplinar. Cuide-se preventivamente.
Olá! Pelo seu relato, parecem sintomas de desrealização. De forma resumida, é quando há uma visão distorcida do ambiente que te cerca e pode se apresentar de diversas formas, incluindo essas que você comentou. Para avaliação do teu quadro geral - bem como o desenho de qual é o melhor tratamento para o seu caso, é necessário compreender outros sintomas que estão presentes e também avaliar a intensidade, frequência, duração dos episórios e o prejuízo/sofrimento que a desrealização tem causado no teu dia a dia.

Por via de regra, o tratamento é feito com psicoterapia e, dependendo do caso, uso de medicação e, sim, há tratamento :]

Espero ter te ajudado!
Você parece ter descrito um quadro de despersonalização, comum de acontecer em quadros de ansiedade. A forma que você descreveu me fez parecer que seja recorrente e estar prejudicando seu dia a dia. Técnicas de auto observação, atenção plena e relaxamento poderia ser úteis caso se confirme o quadro de ansiedade.
Olá, tudo bem? Essa sensação de irrealidade pode ser uma experiência dissociativa. O tratamento envolve identificar gatilhos emocionais, fornecer suporte terapêutico e desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade. Recomendo procurar um terapeuta para uma avaliação detalhada.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Ei, é necessário investigar o que tem levado a tais pensamentos irreais. Sugiro avaliação psicológica para compreender se há demanda ou não para tratamento. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Olá! tudo bem?!

Os sintomas que você descreve, como sentir que as coisas não são reais, que tudo parece irreal ou que os objetos parecem pequenos como se fossem brinquedos, podem ser indicativos de um fenômeno conhecido como despersonalização ou desrealização. Esses sintomas podem ocorrer em diversos contextos, incluindo transtornos de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno do pânico, depressão, entre outros.

É importante ressaltar que um sintoma é apenas uma partizinha de todo um contexto. No entanto, posso oferecer algumas orientações gerais:

Consulte um profissional de saúde mental: Se você está experimentando esses sintomas de forma persistente e eles estão afetando sua qualidade de vida, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem avaliar sua situação, fazer um diagnóstico adequado e recomendar um plano de tratamento.

Terapia: A terapia é frequentemente uma parte fundamental do tratamento para sintomas de despersonalização ou desrealização. Terapias cognitivo-comportamentais (TCC), terapia de exposição e dessensibilização, ou terapias focadas em traumas podem ser úteis, dependendo do diagnóstico.

Medicamentos: Em alguns casos, um psiquiatra pode recomendar medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, para ajudar a aliviar os sintomas associados a transtornos de ansiedade ou depressão.

Autocuidado: Além do tratamento profissional, é importante cuidar de si mesmo. Isso inclui manter uma rotina regular de sono, praticar exercícios físicos, alimentar-se de forma saudável e aprender técnicas de relaxamento, como a meditação.

Evitar substâncias psicoativas: O uso de substâncias como álcool e drogas recreativas pode piorar os sintomas de despersonalização e desrealização, por isso, é importante evitá-las.

Lembre-se de que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente ao tratamento. Portanto, é essencial consultar um profissional de saúde mental para obter uma avaliação completa e um plano de tratamento adequado às suas necessidades específicas. Não hesite em buscar ajuda, pois a recuperação é possível com o suporte adequado.

Conte comigo!! Abraços!
Pode ser um fenômeno comum e passageiro. Mas se te causa incômodo, está muito frequente. Procure ajuda. Converse com um profissional para uma avaliação mais específica. Como já respondeu um colega, sintomas são apenas uma partezinha. Como está o todo?
Essa distorção da realidade pode ser temporária, e não é incomum. Mas se te causa incômodo, procure um profissional no qual consiga sentir confiança e converse sobre isso, por muitas vezes emoções que não são acessadas podem causar uma vida disfuncional. Lembre-se sintomas são apenas uma parte, faça terapia e cuide do todo.;)
Olá, boa noite!

Pelo que entendi, as sensações ao qual você descreve podem estar associadas a sintomas conhecidos como despersonalização ou mais para desrealização, que é exatamente isso: uma alteração dos sentidos e da percepção do mundo externo, trazendo sentimentos de que as coisas ao redor estão estranhas, irreais e mudando de forma... desconexas.

Esses sintomas estão geralmente relacionados a quadros agudos de ansiedade ou mesmo de estresse, como acontece em Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos. Contudo, o mais recomendado para discernir do que se trata, é que primeiro procure um Médico Psiquiatra. Este é o profissional mais adequado para fazer um exame breve destes sintomas, para então indicar um tratamento que vai amenizar esses sintomas mais agudos. Feito isso, também é indicado procurar um Psicólogo, Especialista em Avaliação Psicológica. Através de alguns procedimentos de avaliação, ele vai ajudar a trazer uma melhor definição do que está vivenciando e possível diagnóstico do quadro, com o objetivo de aprimorar o tratamento em andamento e/ou direcionar para outros que vão te ajudar no controle e prevenção de novos sintomas.
Abraços!
Os sintomas que você menciona nera s anos de 1880 e 1990 classificado pelos psiquiatras franceses como histeria. Foi a partir dai que freud iniciou seus trabalhos. São histerias de alucinação, e podem ser facilmente trabalhadas por quem tenha um conhecimento conjunto de psicanalise e hipnose.