Olá. Queria saber algo a respeito da esquizofrenia. Eu possuo desde os 16 anos e sofri durante uns 8

3 respostas
Olá. Queria saber algo a respeito da esquizofrenia. Eu possuo desde os 16 anos e sofri durante uns 8 anos com sintomas negativos, em 2021 acabei desenvolvendo os sintomas positivos como delírios. Vozes eu já havia escutado durante a adolescência e ouvia muito raramente depois disso. Minha dúvida é, os sintomas negativos podem acabar voltando algum dia? Possuo muito receio pois desde que me livrei deles consigo me comunicar melhor com as pessoas, meu humor não fica variando e me sinto mais apto a trabalhar mesmo ainda não tendo arrumado um emprego por causa de todo esse histórico com a doença. Se voltasse algum dia novamente iria atrapalhar completamente a minha vida e tudo iria voltar a estaca zero. Já os delírios estão bem controlados com a medicação. Agradeço a quem puder responder.
Olá! Em qualquer transtorno psiquiátrico existe o risco de recidiva de sintomas, por isso é tão importante o acompanhamento médico! Em relação a esquizofrenia existe um imenso número de medicações que podemos usar para alívio tanto de sintomas positivos quanto negativos. Sugiro que caso perceba piora de algum sintoma entre em contato com seu médico. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, acho que o mais importante de tudo é rever seu diagnóstico, os sintomas negativos da esquizofrenia tendem a ser progressivos e em geral não regridem totalmente, podem apresentar uma certa melhora mas não remissão completa, existem outros diagnósticos que podem ser confundidos com a esquizofrenia
Ola! Como já foi dito pelo colega a esquizofrenia é um transtorno cronico, sujeito a recidivas e evolução com sequelas, tambem foi dito que outros transtornos podem ser confundidos com esquizofrenia, O que é mais importante é que você mantenha contato frequente com seu médico que avaliando irá te diagnosticar e tratar de forma adequada para evitar recidivas e cronificação dos sintomas. Tambem é importante lembrar que existem hoje substancias muito eficazes para o controle dos transtornos psicóticos graves, que mesmo muito caras podem ser conseguidas através de pedidos judiciais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.