Olá! Queria saber quanto tempo em média pode durar a depressão e quanto tempo até acertar uma medica
3
respostas
Olá! Queria saber quanto tempo em média pode durar a depressão e quanto tempo até acertar uma medicação?E para evitar recaídas é preciso ter de usar a medicação o resto da vida?
Depressão não tem uma média de tempo que dure, vai depender de diversos fatores, como a competência dos profissionais que estão auxiliando (psiquiatra e psicólogos) de outras atividades não farmacológicas, do tipo de depressão e sua gravidade, entre outros fatores. Assim como o tempo de "acertar" a medicação também depende da sua tolerabilidade a efeitos colaterais, recurso financeiro disponível, profissional que te acompanha, gravidade do quadro, estimamos que deve haver melhora nos primeiros 6 meses de tratamento, mas isso não significa remissão completa dos sintomas apresentados. Para evitar recaídas deve se levar vários fatores em considerações, eventos estressantes, hábitos de vida, histórico anterior da depressão, isso tudo é levado em consideração para avaliar riscos e benefícios de manter ou não a medicação após remissão dos sintomas e evitar recaídas. Medicamento não garante nada se o ambiente da sua vida não colaborar. Se tiver que tomar medicamento para o resto da vida está tudo bem, várias outras doenças médicas necessitam tomar medicamento para o resto da vida. Valorize o benefício e não o prejuízo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe um período definido sobre a duração de um episódio depressivo. Isso varia de pessoa a pessoa, dos seus traumas, do seu suporte social e familiar, entre outros fatores. O tempo de tratamento também é variável.
Pergunta muito interessante. Isso é muito variável em diversos pontos. O ajuste da medicação vai depender da gravidade, do perfil de sintomas do paciente e dos efeitos colaterais envolvidos. Há pessoas que usam por apenas um período e ficam bem. Por outro lado, há pessoas que usam antidepressivos a vida toda para conseguir ter uma vida funcional, o que não é nenhum demérito. Pense que é uma doença como hipertensão e diabetes, dessa forma, a maior preocupação deve ser com o bem estar e funcionalidade do paciente.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.