Olá, Queria saber se a risperidona tem efeitos permanentes?

2 respostas
Olá,
Queria saber se a risperidona tem efeitos permanentes?
Vou tentar responder, apesar de desconhecer algo que se chame "efeitos permanentes". Existe um efeito colateral que pode ocorrer em até 20% dos usuários, que se cama "discinesia tardia", que consiste do aparecimento de movimentos involuntários, geralmente centro-faciais, mas que podem ocorrer em outras partes da face ou mesmo nos membros. Este efeito pode ser irreversível (termo o mais próximo do seu "permanente"). Todos os outros efeitos, terapêuticos ou colaterais, costumam reverter, se a utilização for suspensa.

Os efeitos da risperidona podem não ser permanentes, e isso depende de vários fatores, como a dose utilizada, a duração do tratamento e as condições de saúde do paciente.

A risperidona é um medicamento antipsicótico atípico utilizado principalmente no tratamento de transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos do espectro autista. Também pode ser usado, geralmente em doses mais baixas, como adjunto a um tratamento de Depressão ou em algum de transtorno de Personalidade Borderline, por exemplo.

Se um paciente estiver tomando risperidona para controlar os sintomas de um transtorno mental, é possível que, ao interromper o tratamento, os sintomas possam retornar. No entanto, isso não significa necessariamente que os efeitos do medicamento são permanentes, uma vez que a suspensão do tratamento pode levar a um retorno dos sintomas do transtorno.

Além disso, a risperidona pode causar efeitos colaterais, como ganho de peso, sonolência e aumento do risco de síndrome metabólica, que podem persistir por algum tempo após a interrupção do medicamento.

A risperidona é um medicamento antipsicótico atípico que pode causar sintomas extrapiramidais (SEP) em alguns pacientes. Esses sintomas incluem tremores, rigidez muscular, movimentos involuntários, espasmos musculares, salivação excessiva, dificuldade para engolir e alterações na fala. Em alguns casos mais raros, pode levar à discinesia tardia que é um SEP crônico, presente mesmo após suspensão da medicação. Geralmente ela está associada à sensibilidade do paciente, dose e tempo de uso da medicação.
No entanto, a risperidona é considerada um antipsicótico de segunda geração, com menos risco de causar sintomas extrapiramidais do que os antipsicóticos de primeira geração.

É importante lembrar que cada paciente é único, e o tratamento com risperidona deve ser avaliado e ajustado regularmente pelo médico psiquiatra.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!