Olá Se difunde muito pelos meios de comunicação que a educação sexual seria ensinar a fazer sexo. P
3
respostas
Olá
Se difunde muito pelos meios de comunicação que a educação sexual seria ensinar a fazer sexo. Pelas pesquisas que eu realizei, a educação sexual é ensinar sobre sexualidade adequando a faixa etária, gostaria de saber de um médico se de fato é isso.
Se difunde muito pelos meios de comunicação que a educação sexual seria ensinar a fazer sexo. Pelas pesquisas que eu realizei, a educação sexual é ensinar sobre sexualidade adequando a faixa etária, gostaria de saber de um médico se de fato é isso.
Isso mesmo. Educação sexual não é restrito a sexo em si ou experiências sexuais, mas a sexualidade como um todo que é ampla, desde os cuidados com o próprio corpo, reconhecimento dos limites. Questão da afetividade e tbm sobre orientação sexual. Muitas pessoas tem essa ideia distorcida de que seria ensinar ou incentivar o início da vida sexual precocemente. Muito pelo contrário, a educação sexual ensina a crianças e adolescentes a se proteger, conhecendo o seu corpo o que é inadequado evitando assim por exemplo violência sexual , como pedofilia ou ebofilia. Infelizmente, esse tipo de violência acontece com familiares e amigos próximos. A educação sexual orienta às pessoas de acordo com a faixa etária a cuidar do corpo, da orientação dos afetos e tbm a lidar com os desejos sexuais que aparecem na puberdade, a não ser que a pessoa tenha a orientação sexual assexual, mas esse é um outro tópico. Se desejar saber mais é só colocar outra pergunta. Um abraço e se gostou da minha resposta pode por gentileza colocar uma opinião no meu perfil profissional.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Essa dúvida é muito pertinente e frequente. Educação sexual não é apenas ensinar como fazer sexo, mas sim abordar a sexualidade de forma ampla e adequada à idade, considerando aspectos emocionais, físicos, sociais e culturais. O objetivo é oferecer conhecimento que ajude na construção de uma sexualidade saudável, no respeito a si mesmo e ao outro, e na prevenção de riscos. É um processo que vai muito além da técnica, envolvendo valores, consentimento, autocuidado e desenvolvimento da identidade.
Oi! Exatamente isso. Educação sexual antes de tudo é importante para ensinar a criança sobre as partes do corpo, o que são as partes íntimas e que ninguém pode tocar essas regiões sem pedir permissão primeiro. Essa nação é importantíssima para ensinar pobre limites e consentimento, além de ajudar a prevenir qualquer tipo de assédio ou abuso. Conforme a criança vai crescendo, as respostas devem ser bem objetivas e só no início da adolescência começamos a falar sobre sexualidade em si, mas sempre orientando conforme a faixa etária e jamais "ensinando" como se faz sexo.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.