Olá! Sempre tomei Paroxetina para depressão e tive boa resposta. Após fazer tratamento de indução de
3
respostas
Olá! Sempre tomei Paroxetina para depressão e tive boa resposta. Após fazer tratamento de indução de ovulação com Letrozol a Paroxetina parou de fazer efeito e nenhum outro antidepressivo funcionou. Minha psiquiatra já prescreveu ao longo de um ano Sertralina, escitalopram e por último Venlafaxina. Será que minha depressão tornou-se refratária devido ao medicamento indutor de ovulação?
Não é provável que isto tenha ocorrido. O problema pode estar nas doses de antidepressivos que está tomando, pois por vezes pode haver necessidade de ajuste ou que a depressão tenha piorado e se deva usar uma medicação mais potente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, para a descrição científica de depressão refratária é necessário a utilização de dois medicamentos em doses otimizadas por pelo menos 6-8 semanas. Caso você tenha feito isso, sua depressão pode ser considerada refratária. Afirmar que é pelo uso dos indutores de ovulação é mais difícil. No entanto, eles podem ser gatilhos para o desenvolvimento de episódios depressivos ou de intensificação dos sintomas depressivos. Houve uma desregulação imensa dos seus hormônios ao uso dos indutores de ovulação. É necessário realizar um acompanhamento detalhado dos seus sintomas e avaliar os fatores desencadeantes e de melhora relacionados a ele. Procure sua psiquiatra e tente novas alternativas, podendo utilizar a neuromodulação.
Grande parte das medicações das quais fazemos uso (sendo psiquiátricas ou não) se tornam ativas/efetivas após sua molécula ser aperfeiçoada (metabolizada) pelo fígado. Cada medicação passará por uma estrutura diferente, mas existem medicações que utilizam a mesma estrutura para ser ativada. Quando passam pela mesma estrutura, algumas medicações têm seu efeito aumentado ou diminuído. Seria importante investigar com sua psiquiatra e com a/o médica/o que prescreveu a medicação para a ovulação se essa possível interação aconteceu. Nesses casos, pode ser necessário ajustar a dose de alguma das medicações para apresentar um efeito melhor.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.