Olá! Sempre tomei Paroxetina para depressão e tive boa resposta. Após fazer tratamento de indução de

3 respostas
Olá! Sempre tomei Paroxetina para depressão e tive boa resposta. Após fazer tratamento de indução de ovulação com Letrozol a Paroxetina parou de fazer efeito e nenhum outro antidepressivo funcionou. Minha psiquiatra já prescreveu ao longo de um ano Sertralina, escitalopram e por último Venlafaxina. Será que minha depressão tornou-se refratária devido ao medicamento indutor de ovulação?
Não é provável que isto tenha ocorrido. O problema pode estar nas doses de antidepressivos que está tomando, pois por vezes pode haver necessidade de ajuste ou que a depressão tenha piorado e se deva usar uma medicação mais potente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor Couto da Silveira Araújo
Psiquiatra, Médico de família
Porto Alegre
Sim, para a descrição científica de depressão refratária é necessário a utilização de dois medicamentos em doses otimizadas por pelo menos 6-8 semanas. Caso você tenha feito isso, sua depressão pode ser considerada refratária. Afirmar que é pelo uso dos indutores de ovulação é mais difícil. No entanto, eles podem ser gatilhos para o desenvolvimento de episódios depressivos ou de intensificação dos sintomas depressivos. Houve uma desregulação imensa dos seus hormônios ao uso dos indutores de ovulação. É necessário realizar um acompanhamento detalhado dos seus sintomas e avaliar os fatores desencadeantes e de melhora relacionados a ele. Procure sua psiquiatra e tente novas alternativas, podendo utilizar a neuromodulação.
Grande parte das medicações das quais fazemos uso (sendo psiquiátricas ou não) se tornam ativas/efetivas após sua molécula ser aperfeiçoada (metabolizada) pelo fígado. Cada medicação passará por uma estrutura diferente, mas existem medicações que utilizam a mesma estrutura para ser ativada. Quando passam pela mesma estrutura, algumas medicações têm seu efeito aumentado ou diminuído. Seria importante investigar com sua psiquiatra e com a/o médica/o que prescreveu a medicação para a ovulação se essa possível interação aconteceu. Nesses casos, pode ser necessário ajustar a dose de alguma das medicações para apresentar um efeito melhor.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.