Olá, sou casada há 4 anos, meu único parceiro sexual é meu marido, nós não possuímos nenhum tipo de

1 respostas
Olá, sou casada há 4 anos, meu único parceiro sexual é meu marido, nós não possuímos nenhum tipo de doença.
Recentemente estamos praticando sexo anal, sem proteção.
Tem possibilidade de desenvolvermos alguma doença ou infecção?
Há risco de transmissão de bactérias( principalmente da mucosa anal, retal para via urinária).
Mas o sexo anal pode ser praticado com mais segurança.
Primeiro ponto importante é a higiene, anal, perianal, banho e/ou o uso de lenços umedecidos específicos para a área anal, uso de ducha anal( evitar água com muita pressão, temperatura alta, seria mais interessante o uso de seringa apenas a ponta é introduzida, com 60ml e aplicação de água de forma cuidadosa). Esta não seja recomendada de rotina pelo risco de lesões e danos a mucosa do reto, e o esvaziamento do reto ocorre após a evacuação, na maioria das pessoas.
Deve haver a higienização dos brinquedos sexuais, antes e após o uso. Após o sexo anal deve-se fazer higiene do pênis, dos brinquedos sexuais e das mãos, principalmente antes de manipulação vaginal, pois os microorganismos presentes no canal anal podem causar infecções do trato genital e urinário de mulheres.Se possível urinar após o ato sexual tanto para a mulher quanto para o homem evitam a infecção urinária.
Segundo ponto é a lubrificação , lubrificantes à base de água ou silicone, tanto no ânus como no objeto( que seja feito para introdução, ou que não ofereça risco de lesão anal ou no reto) ou parte do corpo a ser inserida.
Reaplicar lubrificação conforme o necessário, para evitar fissuras, visto que a pele ao redor do ânus é delicada e pode sofrer pequenas rupturas pode se tornar vias de acesso para bactérias e vírus. Já o reto não possui lubrificação natural aumentando o risco de lesões.
A introdução gradual de espessura, dedo, por parte, para promover o relaxamento da musculatura intrínseca que é não voluntária, e evitar dor e lesão.
E por último além dos cuidados, manter imunização adequada, como a vacina contra HPV que protege não só contra câncer de colo útero, como também como câncer anal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Fernanda Macêdo

Fernanda Macêdo

Ginecologista

Fortaleza

Yuri Ghelfi

Yuri Ghelfi

Sexólogo, Psicólogo

Florianópolis

Marina Oliveira de Carvalho

Marina Oliveira de Carvalho

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 519 perguntas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.