olá..sou trans tenho 17 anos e estou tomando climene a 1 mês..já tinha ansiedade antes de tomar horm

1 respostas
olá..sou trans tenho 17 anos e estou tomando climene a 1 mês..já tinha ansiedade antes de tomar hormonios..mas depois eu tive uma crise de panico (fiquei com muito medo) ..estou a 1 semana sem tomar.. e depois dessa crise de panico..sinto dores
nas pernas e braços..e cabeça..penso eu que pode ser coisa do meu psicologico após a crise de panico..estou com medo de voltar a tomar..( ah e
eu tava tomando muito café e dormindo mal..) mas agora estou fazendo exercicios..parei de tomar
café..mas ainda sinto essas dores..na minha cidade n tem endocrino..devo ir no urologista ou psiquatra?
Olá. Antes de mais nada, uma pergunta: há uma psicóloga acompanhamento sua transição hormonal? Apesar de não ser mais obrigatório é muito recomendado devido justamente a essas alterações do humor. No mais, a via oral de tratamento para transição hormonal não é a mais adequada. Eu particularmente prefiro tratamento transdérmico (gel por exemplo, dentre outros) por trazer menos efeitos adversos. A Ciproterona presente no Climene é um progestágeno com forte efeito anti androgênico. Talvez a dose esteja alta, pois o comprimido combinado não permite ajustes individualizados. O bloqueio intenso da testosterona pode levar a piora do humor e de funções cognitivas. Não posso afirmar que foi isso que causou a piora da sua ansiedade, mas é uma grande possibilidade. Acho que antes de mais nada você deve agendar um Endocrinologista especialista em transgêneros.