Olá, tenho 17 anos! Há um ano e meio descobri um nódulo na tiróide devido ao seu tamanho, tinha 3 cm

9 respostas
Olá, tenho 17 anos! Há um ano e meio descobri um nódulo na tiróide devido ao seu tamanho, tinha 3 cm. Fiz ultrassonografia, depois duas punções que deram inconclusivas. Meu médico sugeriu a cirurgia pois se tratava de um nódulo bem grande. Entretanto, perto dos dias da cirurgia, o nódulo simplesmente foi diminuindo até não ser mais visível. O médico suspendeu a cirurgia por eu ser jovem e indicou acompanhamento. Hoje, estou sentindo que o nódulo tá voltando a crescer, pois consigo sentir e ver. O que será que aconteceu? Não consigo entender.
Provavelmento não se trata de um nódulo, e sim de um cisto. A diferença é que o nódulo é sólido e o cisto tem conteúdo líquido. Cistos podem crescer e regredir espontaneamente. Converse com o seu cirurgião para esclarecer mais dúvidas.

Deve ser um cisto que ganha e perde volume devido ao liquido no interior.
o melhor é acompanhar com ultra-som mesmo
Att
Olá
Tenho satisfação em ajudar de alguma forma!
Dificilmente um nódulo na tireoide diminui espontaneamente. Seu médico foi correto ao sugerir a cirurgia. Hoje em dia se você consegue sentir e ver acredito que tenha indicação de operar. Você deve repetir o US. Há meu ver não necessita de outra punção.
Se o nodulo foi benigno na punção nunca será maligno.
precisa ver se a função está correta. isto se vê por exame de sangue oTSH, T4 livre.
não é provavel que ele cresça de novo.
Provavelmente não é um nódulo e sim um cisto. As lesões císticas podem ter aumento e diminuição de tamanho. Lesões coloidais também podem ter oscilações de tamanho
Boa noite.
Nódulos tireoideanos podem ser totalmente sólidos ou mistos (possuem parte sólida e parte líquida).
Não é comum um nódulo sólido de 3,0cm simplesmente sumir. Pode ter ocorrido um equívoco durante o USG, ou ao realizar a punção do nódulo, este seria misto, ou seja, possuía um componente cístico que ao ser retirado do nódulo, diminuiu o seu volume de forma a se tornar infracentimétrico ou indetectável ao método.
Se você está sentindo alteração à palpação do seu pescoço ou a presença de ondulação na sob a pele, é necessário a realização de uma USG, se possível com doppler, para uma avaliação mais completa e a partir de então ser tomada a conduta apropriada.
Sugiro que você procure um cirurgião de cabeça e pescoço para ser adequadamente examinado e dessa forma ser decidido por Cirurgia ou acompanhamento.
Pode ser que o nódulo fosse misto, isto é, com componentes sólido e cístico coexistindo na mesma lesão. Pode ser que o componente cístico tenha diminuido de tamanho e agora esteja voltando a crescer. De qualquer maneira, você precisará fazer uma nova ultrassonografia para confirmar esta hipótese é procurar novamente o seu medico
Olá! Isso normalmente acontece quando o nodulo apresenta um "componente cistico" ou seja, uma parte composta por liquido. Esse liquido pode ser reabsorvido e dessa forma o volume do nodulo diminui. Mas existe grande chance de se refazer. Alem disso, essa parte liquida dificulta a conclusão do diagnostico pela punção. Na ultrassonografia é possivel verificar a presença de componente cistico.
Olá!
Os seu nodulo de tiroide deve ter um componente cistico ( liquido) , portanto; pode ocorrer reabsorçaõ ou se refazer espontaneamente ; ou ter reduzido tambem apos o esvaziamento pela punçaõ. O laudo inconclusivo diz que a quantidade de celulas retiradas não foi suficiente para análise citologica. Você poderia refazer a PAAF , se esse novo USG indicar realmente que ele voltou a crescer , mas com atençao para a coleta de material ser bem na periferia desse nodulo .
Se o resultado for inconclusivo novamente , e continuar tendo esse comportamento ciclico, poderia ser retirado cirurgicamente ou , caso estabilize acompanhar seu volume e funçaõ hormonal periodicamente;