Ola! Tenho 38 anos e a partir de qual idade deve-se ir ao geriatra?

6 respostas
Ola!
Tenho 38 anos e a partir de qual idade deve-se ir ao geriatra?
Boa tarde. O Geriatra não só cuida de idosos (pessoas acima de 60 anos), mas também auxilia o adulto jovem a promover um envelhecimento saudável, portanto não há idade definida para se frequentar este especialista quando o objetivo é a prevenção. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Adson Passos
Geriatra
Sorocaba
Concordo com o que o colega disse! A geriatria, especialidade, em princípio focada nos adultos maiores de 60 anos, trabalha com os mais jovens para que cheguem aos 60 com boa saúde e qualidade de vida.
Dr. Luís Gustavo Oliveira
Geriatra, Médico clínico geral
Varginha
Muito bom dia!
Complementando o que os colegas descreveram: os geriatras cuidam dos mais jovens principalmente na prevenção e no rastreio de doenças, propiciando um diagnóstico precoce e menos complicações.
São pontos por nós valorizados que impactam diretamente na chamada expectativa de vida saudável e na melhoria da qualidade de vida como um todo.
Olá,
não há um número exato - mas 50 anos pode ser considerado uma idade aceitável, considerando que dois de nossos principais patrimônios de saúde são a cognição e a musculatura, e nesta idade há maior risco de aceleração deste declínio.

Há pacientes que só iniciam seguimento após os 75, outros a partir de 30. Se for exclusivamente para prevenção e envelhecimento bem suceddio recomendo a partir de 50 anos, se houver outros motivos, seria fundamental compreender quais.

Estou à disposição.
Atenciosamente,
Dr. José Ricardo Luna Pinto
Geriatra, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Bom dia! Não existe uma idade 'padrão' para iniciar o tratamento com o médico geriatra. O processo de envelhecimento é único de cada indivíduo e depende de vários outros fatores além da idade. Porém, quanto mais precoce melhor pois dessa forma o foco do trabalho é muito mais de prevenção e fica muito mais fácil atingir um envelhecimento saudável posteriormente. Não existe nenhum impedimento de começar a acompanhar com geriatra aos 38 anos, e esse acompanhamento pode ser um importante aliado para sua qualidade de vida no futuro. Á disposição
Olá! Que bom saber que já pensa em consultar com um geriatra. As recomendações da OMS são de iniciar acompanhamento regular com geriatra a partir dos 60 anos - faixa etária em que se define a terceira idade em países em desenvolvimento. Entretanto o acompanhamento com um geriatra pode ser benéfico a partir dos 40 anos, especialmente para quem busca programar um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.

Especialistas

Victor Aquino

Victor Aquino

Generalista, Médico clínico geral

Mariana

Tania Nascimento Nery Cardoso

Tania Nascimento Nery Cardoso

Médico clínico geral

Salvador

Agendar uma visita
Sandra Búrigo

Sandra Búrigo

Geriatra

Criciúma

Maria de Fatima

Maria de Fatima

Geriatra

Rio de Janeiro

Karina de Mesquita Melo

Karina de Mesquita Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Londrina

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Primeira consulta em geriatria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.