Olá! Tenho 65 anos, hipermetropia e glaucoma. Fui no Oftalmologista, pois minha pressão está 17 olho
1
respostas
Olá! Tenho 65 anos, hipermetropia e glaucoma. Fui no Oftalmologista, pois minha pressão está 17 olho direito e 44 no esquerdo. Fui informado que teria que operar catarata para baixar a pressão da glaucoma, pois tenho hipermetropia. Porém, outro oftalmologista disse que não tenho problema de catarata. Não entendi essa relação entre hipermetropia, catarata e glaucoma. Como operar uma catarata vai ajudar no meu glaucoma? Obrigado!
Boa noite! A pressão de 44 é uma pressão muito alta! E deve ser tratada com relativa Urgencia! Pode sim existir relação entre Catarata, hipermetria e glaucoma. Normalmente falamos em operar catarata quando a catarata/cristalino está atrapalhando na visão. No paciente hipermetrope, todas as estruturas oculares estão mais “apertadinhas” já que o olho é menor, sendo assim, o cristalino, mesmo antes de causar baixa visão diretamente pode estar bloqueando ou dificultando o fluxo do humor aquoso, causando assim, aumento da pressão nos olhos. Operar a catarata não diminui a pressão intraocular em todo olho! Somente se o cristalino/catarata estiver bloqueando/dificultando a passagem/fluxo do humor aquoso! Neste caso, muitas vezes, somente a retirada do cristalino/catarata irá restituir o fluxo. Outras vezes, antes de proceder a cirurgia, optamos por realizar iridotomia a laser para verificar se este procedimento consegue liberar o fluxo, sem precisar operar a catarata. Mas se mesmo após a cirurgia de catarata no hipermetrope, a pressão se mantém alta, o q pode acontecer, será necessário uma cirurgia anti-glaucomatosa. Espero ter ajudado!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.