Olá, tenho bipolar ii. Estou tomando Quetiapina 200 para pensamentos intrusivos e ruminação. Mas não

5 respostas
Olá, tenho bipolar ii. Estou tomando Quetiapina 200 para pensamentos intrusivos e ruminação. Mas não gosto porque me dá muito sono e me sinto lerdo. Consegui migrar para Litio e estamos ainda ajustando a dose. É normal tomar quetiapina e Litio juntos? Gostaria de tomar só Litio se possível.
Pode se tomar litio sozinho ou associado a quetiapina, veja com seu medico qual a melhor combinação. Em geral, se prefere a montearia, um único remédio, quando possível.

Para tratamento da ruminação e pensamentos intrusivos é recomendado a associação da medicação com um tratamento psicoterápico adequado. A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é muito bem indicada para esses casos tendo inclusive validação científica com bons resultados.
O transtorno afetivo bipolar que se faz necessário uso de quetiapina tem como característica os pensamentos que você mencionou
Um estabilizador do humor como lítio geralmente é seguro e complementa o tratamento medicamentoso sem substituir a quetiapina
O que pode ser esclarecido com seu médico e com a estabilidade você poderá reduzir o uso de quetiapina mas sempre na conversa com ele,pois o caminho está sendo trilhado a dois. ...Você informando os efeitos e ele terá um balizamento valioso da conduta adotada
Boa noite!
Concordo com os colegas José Juarez e Overlack Ramos nos comentários acima.
Seu médico passou a Quetiapina justamente devido a esses pensamentos intrusivos + ruminação. O Lítio é para estabilizar seu humor e ambos podem ser associados.
Veja, para chegar na dosagem correta tem que ir tateando com muita cautela e sem precipitação. Acredite no seu médico, sente e exponha a sua dúvida e ele saberá conduzir!
Estou à disposição!
Abraço!
O Litio ainda é um excelente estabilizador de humor, mas nem sempre funciona bem para todos os tipos de Transtorno Bipolar. Dai a necessidade de associa-lo a outro estabilizador do humor.