Olá, tenho bipolar ii. Estou tomando Quetiapina 200 para pensamentos intrusivos e ruminação. Mas não

5 respostas
Olá, tenho bipolar ii. Estou tomando Quetiapina 200 para pensamentos intrusivos e ruminação. Mas não gosto porque me dá muito sono e me sinto lerdo. Consegui migrar para Litio e estamos ainda ajustando a dose. É normal tomar quetiapina e Litio juntos? Gostaria de tomar só Litio se possível.
Pode se tomar litio sozinho ou associado a quetiapina, veja com seu medico qual a melhor combinação. Em geral, se prefere a montearia, um único remédio, quando possível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para tratamento da ruminação e pensamentos intrusivos é recomendado a associação da medicação com um tratamento psicoterápico adequado. A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é muito bem indicada para esses casos tendo inclusive validação científica com bons resultados.
O transtorno afetivo bipolar que se faz necessário uso de quetiapina tem como característica os pensamentos que você mencionou
Um estabilizador do humor como lítio geralmente é seguro e complementa o tratamento medicamentoso sem substituir a quetiapina
O que pode ser esclarecido com seu médico e com a estabilidade você poderá reduzir o uso de quetiapina mas sempre na conversa com ele,pois o caminho está sendo trilhado a dois. ...Você informando os efeitos e ele terá um balizamento valioso da conduta adotada
Boa noite!
Concordo com os colegas José Juarez e Overlack Ramos nos comentários acima.
Seu médico passou a Quetiapina justamente devido a esses pensamentos intrusivos + ruminação. O Lítio é para estabilizar seu humor e ambos podem ser associados.
Veja, para chegar na dosagem correta tem que ir tateando com muita cautela e sem precipitação. Acredite no seu médico, sente e exponha a sua dúvida e ele saberá conduzir!
Estou à disposição!
Abraço!
O Litio ainda é um excelente estabilizador de humor, mas nem sempre funciona bem para todos os tipos de Transtorno Bipolar. Dai a necessidade de associa-lo a outro estabilizador do humor.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.