Olá. Tenho dores na coluna quando levanto peso, fiz um raiox e foi diagnosticado uma megapofise unilateral

4 respostas
Olá. Tenho dores na coluna quando levanto peso, fiz um raiox e foi diagnosticado uma megapofise unilateral na l5. Sou Policial e estou tentando ingressar na forças especiais da minha coorporação. Existe a possibilidade de correção cirurgica? Minha l5 nao está ligada a outra vertebra. Apenas é grande
Em primeiro lugar vc deve prestar atenção na maneira como pega o peso. Até pessoas que não possuem esta alteração anatômica podem referir lombalgia se realizarem movimentos inadequados. Aconselho a consultar um fisioterapeuta para que oriente suas AVDs (atividades de vida diária) e exercícios que dêem suporte adequado à sua coluna mantendo-a estabilizada. Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A megapofise é apenas um achado de exame, em geral.
Quando ela possui uma ligação (articulação) com o osso do sacro(abaixo de L5), pode às vezes causar dor e sobrecarga do disco acima(entre L4 e L5). Se vc tem dor precisa investigar melhor com ressonância e/ou tomografia, a causa dela.
Não há indicação cirúrgica apenas para a megapofise.
A mega-apófise trata-se de um aumento em uma determinada estrutura da vértebra chamada "processo transverso". Em algumas condições esse aumento do tamanho pode gerar dor quando ocorre conflito com a região sacro-ilíaca (comum, sobretudo, em mega-apófises de vértebras lombares baixas). Quando a dor é um sintoma significativo o tratamento clínico é habitualmente a primeira opção, caso, contudo, haja necessidade há possibilidade de redução cirúrgica do processo transverso (o que raramente é necessário). Espero ter ajudado. Boa noite!
A megapofise é uma variação anatômica que algumas pessoas podem ter, uni ou bilateral, onde o chamado "processo transverso" está maior e dependendo do tamanho ele pode estar articulado com o osso sacro, criando uma nego-articulação, que com movimentos da coluna pode gerar um atrito maior causando dor. Uma das alternativas de tratamento além de fisioterapia, medicações, pode ser uma infiltração medicamentosa na articulação. Sugiro uma avaliação com especialista em cirurgia de coluna para maiores esclarecimentos. Abraços

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Felipe Barreto

Felipe Barreto

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Peterson Xavier

Peterson Xavier

Neurocirurgião, Especialista em dor

Suzano

Gustavo Machado Cardoso

Gustavo Machado Cardoso

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luísa Leite

Luísa Leite

Fisioterapeuta

São Paulo

Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira

Fisioterapeuta

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Lombalgia (dor lombar)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.