Olá tenho esquizofrenia paranoide, tomo medicamentos mais as vezes tenho algumas paranoias de leve mais

4 respostas
Olá tenho esquizofrenia paranoide, tomo medicamentos mais as vezes tenho algumas paranoias de leve mais tenho isso é normal ou devo rever minhas dosagens
Apenas idéias paranóides não necessariamente indicam a necessidade de mudar medicação, principalmente se responderem bem a psicoterapia. Você deve realizar o seguimento rigorosamente e ficar atento se elas ficarem muito fixas, incoerentes com a realidade ou outros indícios de crise, como percepções alteradas no ambiente ou discurso inadequado ou mal construído.

É importante avaliar a intensidade e o conteúdo dessas ideias paranoides. Se elas estão interferindo na sua qualidade de vida e nas suas interações sociais, seria interessante reavaliar suas medicações e dosagens. As vezes o próprio paciente não consegue identificar a paranoia, por isso poderia ser útil conversar com pessoas de confiança na família e no seu entono que possam ajudar a identificar a gravidade desse sintoma.
Ola,
Os sintomas da esquizofrenia podem ser divididos entre sintomas positivos ( alucinações, sentimentos auto-referentes, "paranoias", comportamento desorganizado) e sintomas negativos ( perda de interesse social, dificuldade em execução de tarefas, isolamento).
As medicações antipsicóticas são muito melhores para os sintomas positivos que para os negativos. O objetivo da medicação é fazer com que os sintomas positivos , entre eles a "paranoia", fiquem próximos do mínimo.
Nem sempre isso é possivel e sempre devemos avaliar os efeitos colaterais associados.
Caso voce não tenha tentado mudança de dose ou de medicação ou caso esses sintomas sejam persistentes, eu aconselharia conversar com seu psiquiatra sobre ajustes no esquema medicamentoso.
Um abraço.
Em relação a expressão que você usou, "paranóia de leve", é possível dizer que todo mundo já as teve ou terá, que esta é uma experiência comum aos seres humanos; no entanto, se esta "paranóia de leve" passar a incomodar, a perturbar o teu relacionamento com as pessoas ou teus afazeres bem, aí, o adjetivo "de leve" já não se aplica e seria importante você conversar com quem tem te acompanhado (médico, psicólogo, AT, etc) e entender o processo e construir maneiras de lidar com isso.