Olá! Tinha estrabismo convergente desde os 04 anos de idade, após tomar uma pancada no olho. Fiz dua

2 respostas
Olá!
Tinha estrabismo convergente desde os 04 anos de idade, após tomar uma pancada no olho. Fiz duas cirurgias, aos 07 e aos 17 anos..a primeira mexeram nos músculos no canto interno em seguida no externo, em ambos os olhos. Há 12 dias realizei uma cirurgia nos dois olhos, sendo mexidos os 04 músculos de cada um.
Preocupação: minha visão, que já era dupla piorou, meu campo visual reduziu do olho estrábico e o meu desvio de convergente, passou a levemente divergente .
Poderiam me informar se é possível uma piora nesse caso? Se minha visão ruim, faz parte da recuperação, depois normaliza?
Casos de reoperações em cirurgias de estrabismo são muito complexos e é muito difícil fazer previsões sobre resultados sem uma avaliação detalhada do caso. Mas, é possível sim melhorar a visão dupla e o alinhamento ocular nos dias que se seguem à cirurgia.

Realmente, casos operados múltiplas vezes são complexos, especialmente o seu, que é relacionado com trauma ocular. Muitos pacientes se queixam que o desconforto visual piora muito quanto o estrabismo “troca” de posição (por ex. quando passa de divergente para convergente, ou vice versa). Isto acontece porque o cérebro está acostumado a tentar suprimir a imagem em uma área da visão e, de repente a posição da imagem troca de lado; daí o cérebro precisa se ajustar com a nova situação.
Se estiver incomodando muito, você pode aliviar os sintomas por algumas horas: passe uma fita adesiva em uma das lentes de algum óculos embaçando artificialmente a visão de um dos olhos; assim você suprime a imagem deste olho e acaba com a diplopia transitoriamente.
Em alguns casos pode melhorar com o tempo, pode ser usado algum recurso para minorar a visão dupla como óculos com prismas ou até mesmo um ajuste na cirurgia. Discuta com seu médico quais são suas opções terapêuticas.
Espero ter ajudado!