Olá, tive um aborto a 15 dias e não precisei fazer a curetagem. Achei que perderia a libido, mas pel

2 respostas
Tive um aborto ha 15 dias e não precisei fazer a curetagem. Gostaria de saber se há um tempo adequado para ter relações novamente, se posso ovular nesse período e se posso colocar o DIU.
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. Cheque a biópsia do aborto.
Não corra o risco de uma gravidez indesejada. Discuta a sua anticoncepção. Você poderá ovular e engravidar 15 dias após o aborto.
Converse com o seu médico sobre a liberação para uma nova gravidez, liberação para relações sexuais, liberação para atividades físicas e liberação para atividades de vida habituais.
Para saber se tudo está bem com você, a sua avaliação clínica pelo seu médico é importante.
A presença de fortes dores, sangramento excessivo, febre, corrimento com odor fétido, exigem avaliação médica.
Converse com o seu médico. Faça os seus exames periódicos e de rotina.
Você pode colocar um DIU após a curetagem. Qual DIU você deseja? O de cobre ou hormonal?
A anticoncepção sempre tem que ser individualizada. O seu médico deverá avaliar as suas indicações, contra-indicações e expectativas em relação ao método escolhido.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento. Ele deverá estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Após este primeiro exame, novas ultrassonografias não serão necessárias. O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio do DIU.
O DIU não sai do lugar na relação, independente da posição. O DIU não sai da posição com as atividades físicas.
Não atrapalha a relação sexual, não gera corrimentos, não provoca infecção, não provoca câncer, não provoca danos ao seu útero, não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez futura, não é abortivo, não aumento o peso. O DIU hormonal não aumenta o risco de trombose e não altera a libido.
O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
O risco de falha do DIU de cobre é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%).
O DIU de cobre de duração de 5 e 10 anos, a depender da marca.
O DIU hormonal tem duração de 5 anos.
O principal efeito colateral do DIU de cobre é o aumento do volume e cólicas menstruais. Pode provocar irregularidade menstrual nos primeiros 3 meses apos a inserção.
Você tem 90% de chance de ter uma boa adaptação ao DIU hormonal e de apresentar um padrão menstrual favorável. O padrão menstrual é considerado satisfatório quando a mulher fica 100% do tempo sem menstruar (raro); fica a maior parte do tempo sem menstruar; ou menstrua todos os meses mas em volume pequeno e sem cólicas. O seu médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais podem acontecer. O sangramento poderá ser mais frequente nos primeiros 3 meses após a inserção.
A inserção do DIU pode ser realizada em consultório, com anestesia em colo uterino, com mínimo desconforto para a paciente. Não precisa estar menstruada e não precisa depilar para colocar o DIU.

Se você passou por um abortamento e precisou de procedimeto cirúrgico, como conta, precisa passar pela avaliação médica para verificar não só se já está completamente recuperada, como tambem que procedimetos e condutas deverá tomar de agora em diante. Agende uma consulta