Olá, tomei a vacina do corona em outro país e só tenho o comprovante da 3 dose. Como fazer? Posso to

5 respostas
Olá, tomei a vacina do corona em outro país e só tenho o comprovante da 3 dose. Como fazer? Posso tomar uma dose aqui? Vou viajar e preciso das 3 doses comprovadas? Obrigada.
Dra. Mariana Calisto
Generalista, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Ola! gostaria de te ajudar, mas fiquei um pouco confusa quanto a sua pergunta. Qual a vacina que voce tomou? foi a Jansen ou a Astrazeneca?
infelizmente, a Coronavac passou por alguns problemas de reconhecimento fora da America Latina. Nao sei te responder se isso foi regularizado. O melhor a fazer seria pesquisar as vacinas reconhecidas para entrada no lugar do qual voce ira viajar. Do ponto de vista medico, as vacinas contra o coronavirus em geral tem intervalo de 6 meses minimo entre as doses.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Amanda Velasco
Generalista
São Paulo
Olá, o que não ficou claro é por que você só tem o comprovante da terceira dose. Tomou as duas doses em outro país e a terceira no Brasil? Tomou duas doses no Brasil e a terceira fora? Em todos esses casos precisa ter o comprovante com você e caso necessite de algum documento específico, deve entrar em contato com o órgão de saúde do país que foi aplicada a vacina para ter acesso ao comprovante.
Além disso, atente-se às exigências sanitárias de cada país, pois pode incluir 2 doses, 3 doses, certificado internacional ou um formulário específico. Inclui também o tipo de vacina que você tomou em cada etapa.
Essa dúvida é melhor ser sanada diretamente nas agências sanitárias, pois sem um intervalo mínimo, não é indicado tomar um boost de vacina.
Oi! Para te ajudar da melhor forma, vou te passar algumas orientações gerais.

Comprovante de vacinação de outro país: Se você tem o comprovante da terceira dose (independente do país onde foi aplicada), isso é válido, mas dependendo do país ou das autoridades locais, pode ser necessário um processo de validação do documento. É bom que ele esteja em inglês ou em português, e, se possível, que tenha algum código de verificação.

Dose adicional no Brasil: Se você quer completar o esquema vacinal ou regularizar sua situação no Brasil, pode ser que você precise tomar uma dose de reforço ou mesmo a primeira ou segunda, caso não seja considerado totalmente vacinado com as 3 doses. Muitas pessoas optam por se vacinar novamente para garantir que as doses sejam registradas no sistema de saúde brasileiro, mas isso varia de acordo com cada caso e local.

Viagem: Para viagens internacionais, a exigência de doses de vacinação pode variar conforme o destino. Muitos países exigem 3 doses para permitir a entrada, mas depende das regras de cada lugar. Por exemplo, alguns países podem aceitar a comprovação de vacinação internacional, enquanto outros exigem que as doses sejam registradas no sistema nacional de vacinação.

O melhor seria você consultar o site da ANVISA ou do Ministério da Saúde, que pode fornecer informações específicas sobre como proceder com o seu comprovante internacional e os requisitos de vacinação para o destino da sua viagem.

Se precisar de mais ajuda com informações detalhadas, é só agendar!
Dr. Matheus Chagas Lima
Médico clínico geral, Generalista
Belo Horizonte
Olá, obrigado por sua pergunta. Essa é uma situação muito comum e sua dúvida pode ajudar muitas outras pessoas que se vacinaram em diferentes países. Em linhas gerais, no paciente sem o registro vacinal completo, inicia-se um novo esquema com a finalidade de completá-lo. Sobre a viagem, a exigência de comprovação das doses depende exclusivamente das regras do seu país de destino. Verifique essa informação diretamente com a companhia aérea e o consulado. Estou à disposição para uma teleconsulta, que é prática e segura, para organizarmos seu histórico e te orientar sobre como proceder na unidade de saúde. Fico feliz em dar o suporte ideal nesse processo!

Dr. Matheus Chagas Lima
CRM MG 110200
Se a vacina foi tomada em outro país, o ideal é tentar recuperar o comprovante das doses anteriores junto ao serviço de saúde ou plataforma oficial do país onde foram aplicadas.

No Brasil, não é recomendado repetir doses apenas por falta de comprovante, pois isso pode levar a excesso de vacinação sem benefício adicional e maior risco de efeitos adversos. Em algumas cidades, é possível avaliar o registro no sistema local mediante apresentação do comprovante disponível e relato do esquema realizado, mas isso depende da secretaria de saúde.

Em relação à viagem, a exigência de comprovantes varia conforme o país de destino. Alguns aceitam esquema incompleto ou apenas a dose mais recente, enquanto outros exigem comprovação formal do esquema completo — por isso é importante verificar as regras específicas do país para onde você vai viajar.

Caso não consiga recuperar os comprovantes anteriores, procure um serviço de saúde ou vigilância sanitária para orientação individualizada sobre registro vacinal e necessidade (ou não) de nova dose.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.