Olá, tomei pílula do dia seguinte no dia 18 e hoje é dia 22 (4 dias). O detalhe é que tomei no 1°dia

Olá, tomei pílula do dia seguinte no dia 18 e hoje é dia 22 (4 dias). O detalhe é que tomei no 1°dia da pausa do anticoncepcional; hoje veio um sangramento, leve e fraco. Ouvi dizer que é normal. Minha dúvida é: isso n é menstruação, e devo esperar que ela venha, para iniciar o anticonceptivo denovo? Correto?

2 respostas


Olá ! O anticoncepcional funciona os 30 dias do mês se for tomado de forma correta, mesmo no período de pausa. A pílula do dia seguinte tem uma quantidade de hormônio muito grande e associada ao uso do anticoncepcional pode causar danos vasculares importantes. Se está tomando a sua pílula corretamente, não há necessidade de pílula do dia seguinte. Seu sangramento pode ser o sangramento menstrual normal, mas só retome seu anticoncepcional após o ciclo e teste de gravidez ... até isso, não esqueça da camisinha como método de barreira para não precisar de nova pílula do dia seguinte !!! Consulte assim que possível seu ginecologista para acompanhamento e para adequar seu método anticoncepcional e retirar suas dúvidas ! Boa sorte, abraços

Dra. Elaine Iunes

Dra. Elaine Iunes

Ginecologista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá. Sempre siga as orientações do seu médico com relação ao uso do anticoncepcional. Por que você tomou a "pílula do dia seguinte " na pausa do anticoncepcional? Você esqueceu alguma pílula da cartela? Você tomou o anticoncepcional no horário errado? Se você tomou o anticoncepcional corretamente, todos os dias e sempre no mesmo horário, você está protegida contra a gravidez inclusive na pausa do anticoncepcional. Você não irá engravidar!!! No entanto, se você não tomou corretamente o risco de gravidez aumenta muito. A pílula do dia seguinte tem a função de retardar ou evitar a ovulação. Se você tomou o anticoncepcional de forma errada e já ovulou, a contracepção de emergência não irá funcionar. Você somente pode reiniciar o anticoncepcional se certeza absoluta que não está grávida. Aguarde 7 dias de pausa. Se a menstruação não vier, faça um teste de gravidez antes de reiniciar o anticoncepcional. Está esquecendo comprimidos? Discuta com seu médico a melhor anticoncepção para você.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.