Olá, Tomo Clomipramina 25mg e Escitalopram 20mg, sinto uma fome descontrolada e estou perdendo peso

3 respostas
Olá, Tomo Clomipramina 25mg e Escitalopram 20mg, sinto uma fome descontrolada e estou perdendo peso demais, pode ser uma dessas medicações que causa esse efeito? Perdi 8 kg sem fazer dieta nenhuma e comendo bem, como mencionei eu sinto fome todo tempo.
A clomipramina pode aumentar o apetite. No entanto, ter muita fome e, apesar disto, perder peso, provavelmente não é efeito da medicação - pois, quando se come muito, o normal é ganhar peso. Possivelmente tem outra causa - diabete não é a única, mas é uma das mais frequentes de hiperfagia com perda de peso. Fale com seus médicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É incomum que combinação clomipramina + escitalopram cause fome intensa com perda de peso: clomipramina tende mais a causar aumento de apetite/peso; ISRS (escitalopram) têm efeito variável (podem reduzir ou aumentar apetite). A perda de peso significativa exige investigação médica rápida para descartar causas orgânicas.Não pare nem ajuste medicação sozinho, marque avaliação com o seu médico.
A perda de peso associada a aumento da fome não é um efeito típico da clomipramina nem do escitalopram. Pelo contrário, alguns pacientes podem até ganhar peso com esses antidepressivos, principalmente pelo aumento do apetite ou alterações metabólicas.

Quando há perda significativa de peso (8 kg em pouco tempo) mesmo comendo bem e sentindo fome constante, é importante investigar outras causas médicas além das medicações. Alterações na tireoide, metabolismo da glicose (como diabetes), intestino ou outros fatores clínicos podem estar envolvidos.

Minha recomendação é: não interrompa a medicação por conta própria, mas procure seu médico psiquiatra e também um clínico ou endocrinologista para uma avaliação completa com exames laboratoriais. Assim é possível descartar causas orgânicas e avaliar se há necessidade de ajustar o tratamento.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Jairo Maropo de Alencar

Jairo Maropo de Alencar

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Viviani Reis

Viviani Reis

Médico clínico geral, Médico acupunturista

Niterói

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Alterações do peso corporal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.